Menu Top Menu

Congresso de Inovação e Tecnologia
Workshop Iniciação Científica e Tecnológica

VI Congresso de Inovação e Tecnologia
VIII Workshop de Iniciação Científica e Tecnológica
13 e 14 de Novembro de 2023

ORIENTAÇÕES E NORMAS

NORMAS DE SUBMISSÃO:

As seguintes normas regem a submissão de trabalhos para o VI Congresso de Inovação e Tecnologia e para o VIII Workshop de Iniciação Científica e Tecnológica da Fatec Lins. Leia todas as informações desta página, e siga cuidadosamente cada instrução para garantir a submissão bem-sucedida do seu trabalho.

1. Áreas de conhecimento

É com grande prazer que anunciamos as áreas para submissão de trabalhos e artigos para nosso Congresso de Inovação e Tecnologia. Buscamos investigações e ideias pioneiras nas grandes áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação, Logística, Gestão da Produção Industrial e Gestão da Qualidade. Essas áreas são subdivididas em uma ampla gama de subáreas, o que proporciona a oportunidade de explorar vários tópicos dentro dessas categorias. Convidamos a todos que estão envolvidos com pesquisas, desenvolvimento e inovações nestes campos para contribuir com seus insights e experiências, e ajudar a enriquecer nosso evento comemorativo de 15 anos.

Grande Área: Tecnologia da Informação e Comunicação

Focado na evolução da tecnologia da informação e comunicação, com subáreas como Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Redes de Computadores, Bancos de Dados, Visão Computacional, Desenvolvimento de Sistemas e Aplicações Web/Móveis, Sistemas Computacionais Embarcados, Computação em Nuvem, Segurança da Informação, Engenharia de Software, Interface Humano-Computador, Computação Gráfica, Tecnologia da Informação para Educação e Jogos Digitais.

Grande Área: Logística

Esta área aborda a eficiência do fluxo de materiais e informações, incluindo Logística Lean, Mapeamento de Valor Agregado (VSM), Logística Inbound e Outbound, Lean Thinking aplicada à Logística, Gestão Lean em Armazenagem e Transportes, Logística Reversa, Intralogística e Supply Chain.

Grande Área: Gestão da Produção Industrial

Voltado para a otimização de processos industriais e sistemas de produção. Inclui Gestão e Tecnologia de Sistemas de Produção e Operações, Planejamento e Controle da Produção (PPCP), Mecânica e Manutenção Industrial, Projeto de Fábrica, Gestão e Desenvolvimento do Produto, Gestão Econômica e de Custos, Ergonomia, Higiene e Segurança do Trabalho, Indústria 4.0, Sustentabilidade, Automação dos Sistemas Produtivos, Processos Produtivos e Métodos de Produção.

Grande Área: Gestão da Qualidade

Focada na aplicação de medidas de qualidade, com subáreas como Gestão da Inovação, Normatização da Qualidade, Controle Estatístico de Processos (CEP), Qualidade em Serviços, Sistemas de Gestão da Qualidade (Normas ISO), Metrologia, Gestão de Riscos, Pesquisa Operacional e Melhorias Contínuas, Auditoria, Certificação e Projetos de Inovação.

2. Preparação para a Submissão:

Cadastro dos Autores: Todos os autores devem se cadastrar na plataforma em "ÁREA DO AUTOR" (congresso.fateclins.edu.br).

* ATENÇÃO - No momento da submissão será necessário vincular o cadastro de cada autor, então SE ASSEGURE que todos os autores estejam cadastrados na plataforma do congresso.

Divisão dos eventos: No mesmo período ocorrerá o VI Congresso de Inovação e Tecnologia, e o VIII Workshop de Iniciação Científica e Tecnológica. Os autores devem escolher em qual evento desejam submeter o artigo.

    VI Congresso de Inovação e Tecnologia – Destinado a trabalhos completos, enviados em formato FULL PAPER;

    VIII Workshop de Iniciação Científica e Tecnológica – Destinado a trabalhos ou relatórios de projetos em andamento, enviados em formato SHORT PAPER;

Formatação do Artigo:O artigo deve ser formatado de acordo com os padrões do Congresso/Workshop. Utilize o Arquivo Modelo correspondente ao tipo de submissão: Short Paper ou Full Paper.

* ATENÇÃO -Artigos formatados fora dos padrões não serão aceitos.

    - Arquivo Modelo (template) para Short Paper [TEMPLATE].

    - Arquivo Modelo (template) para Full Paper [TEMPLATE]

Elaboração de Apresentação de Slides:Utilize o Arquivo Modelo (template) para criar uma apresentação em formato MS PowerPoint.

* ATENÇÃO - A apresentação de slides somente não será utilizada no caso de o trabalho ser enviado para o workshop (SHORT PAPER) em formato de apresentação presencial.

    - Arquivo Modelo (template) para Elaboração de Apresentação de slides [TEMPLATE].

3. Preparação para a Submissão:

    Adicione o e-mail *congresso@fateclins.edu.br a lista de contatos em seu e-mail pessoal, a fim de evitar que comunicações relevantes sejam encaminhadas para a pasta de spam/lixo eletrônico

    Formatos de apresentação: presencial e on-line. Alunos da FATEC Lins estão restringidos a somente enviar artigos em formato de apresentação presencial.

    Um autor principal por trabalho.

    Para trabalhos submetidos para o workshop, o Professor Orientador deve figurar na última posição da lista de autores.

    Necessidade de Professor Orientador para trabalhos submetidos para o workshop.

    Apenas trabalhos inéditos serão aceitos.

    Limite de 5 autores por trabalho (incluindo Professor Orientador).

    Submissão inicial do arquivo do artigo SEM o nome dos autores. A proposta é que os editores façam revisão as cegas, isto é, sem conhecer os autores do trabalho.

    A apresentação de protótipos funcionais é bem-vinda.

4. Instruções Específicas de submissão:

Para Trabalhos On-line:.

    1.Crie um vídeo de até 10 minutos com ferramenta de captura de tela. Para tal, sugere-se a ferramenta para gravação com captura de tela Loom [LINK] ou a ferramenta OBS Studio. O autor poderá, opcionalmente, gravar o vídeo com a imagem do apresentador.

    2.Carregue o vídeo no YouTube como não listado.

    3.Após a submissão do trabalho, envie o link do vídeo não listado para o e-mail do congresso congresso@fateclins.edu.br.

5. Atividades após a Submissão:

    Envio de versão corrigida do artigo, se aplicável, com identificação completa dos autores até a data estabelecida.

    Caso aprovado o trabalho, aguarde o recebimento de instruções de apresentação por e-mail.

Para Trabalhos Presenciais:

    Caso aprovado o trabalho para a seção short paper, o banner de apresentação deverá ser desenvolvido segundo o modelo disponível abaixo.

    - Arquivo Modelo (template) para Banner [TEMPLATE]

    Aguarde maiores instruções por e-mail

Para Trabalhos Online:

    Envio de versão adequada do vídeo, se aplicável

6. DATAS IMPORTANTES

Início da submissão de artigos: 14/08/2023

Deadline para submissão de artigos: 22/10/2023.
- Submissão via site do Congresso de Inovação e Tecnologia e Workshop de Iniciação Científica e Tecnológica - Fatec Lins (ÁREA DO AUTOR)

Liberação para avaliação:contínuo até 24/10/2023.
- Avaliação via site do Congresso de Inovação e Workshop de Iniciação Científica e Tecnológica - Fatec Lins

Devolução das avaliações:29/10/2023.

Publicação dos artigos aceitos e envio para as considerações até: 30/10/2023.

Deadline para devolução dos artigos corrigidos: :05/11/2023.

Publicação da escala de apresentações: 11/11/2023.

APRESENTAÇÕES: PRESENCIAL: 13 e 14 DE NOVEMBRO DE 2023.

APRESENTAÇÕES: ON-LINE: 14 NOVEMBRO DE 2023
- A entrega dos certificados para os participantes será realizada apenas aos trabalhos nos quais um dos autores esteve presente perante a banca examinadora na sessão de apresentação on-line. Os coautores dos trabalhos apresentados também recebem certificados.

Outras eventuais dúvidas poderão ser sanadas pelo e-mail: congresso@fateclins.edu.br

Todos os direitos reservados - Faculdade de Tecnologia de Lins Professor Antonio Seabra - Fatec Lins
Estrada Mário Covas Junior (Lins - Guaimbê), Km 1 - Vila Guararapes - CEP: 16403-025 - Lins/SP
Desenvolvido por Prof. Anderson Pazin - 2015 - 2021