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Congresso de Inovação e Tecnologia
Workshop Iniciação Científica e Tecnológica

II Congresso de Inovação e Tecnologia
IV Workshop de Iniciação Científica e Tecnológica
12 e 14 de Novembro 2018

TRABALHOS ACEITOS

Artigo 1: PRINCIPAIS DESAFIOS E DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS GESTORES NA COLETA DE INFORMAÇÕES PARA A GESTÃO ESTRATÉGICA DOS NEGÓCIOS
Área de Conhecimento: Gestão - Seção: CONGRESSO - FULL PAPER
Autores: GUILHERME NUNES LOBO; GUILHERME NUNES LOBO; BRUNO SPAGNUOLO BURGHETTI;
Contato Autores: guilherme@srvcloud.com.br; guilherme@srvcloud.com.br; bruno@iconsultare.com.br;
A qualidade na coleta das informações da empresa para a gestão, principalmente para tomadas de decisões estratégicas, mostra se um dos principais obstáculos encontrados para a manutenção dos negócios. O objetivo desse artigo é identificar os principais desafios e dificuldades encontradas pelos gestores de empresas, de pequeno e médio porte, na coleta de informações concisas para desenvolver o planejamento estratégico de seus negócios. Como resultado verifica se a importância significativa que os empresários busquem capacitação, informação e orientação adequada para garantir informações corretas e confiáveis para a longevidade em seus negócios.
Palavras-chave:PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO; INDICADORES CHAVES DE DESEMPENHO; TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO; GESTÃO
Artigo 2: IMAGEM E CONTEÚDO: PERCEPÇÃO DO SELECIONADOR AOS CANDIDATOS PARA GESTÃO SECRETARIAL
Área de Conhecimento: Gestão - Seção: CONGRESSO - FULL PAPER
Autores: SHIRLEY ALASTICO DA SILVA; BEATRIZ DOS SANTOS FLEURY; DENISE DANTAS COELHO; INGRIDI GOUVEIA COLOMBO; MAGALI AMORIM MATA;
Contato Autores: alastico.shirley@gmail.com; biasfleury@gmail.com; denisecruise@gmail.com; ingridicolombo@gmail.com; magali.mata@fatec.sp.gov.br;
O atual Secretário Executivo diante de um mercado altamente competitivo precisa se atentar quanto às exigências e aos requisitos necessários à sua contratação. Objetiva-se refletir e analisar sobre a percepção que os recrutadores e selecionadores têm do currículo de candidatos e da entrevista na área secretarial. Os resultados evidenciaram que o quesito que os selecionadores levam em consideração em primeira instância, na análise do Curriculum vitae, é o domínio de habilidades interpessoais. Durante a entrevista, o foco do selecionador recai primeiramente sobre a capacidade comunicativa e argumentativa do candidato e em seguida na validação e conteúdo de seu CV verificando as habilidades e competências apontadas
Palavras-chave:IMAGEM; CONTEÚDO ; GESTÃO; SECRETARIADO
Artigo 3: GESTÃO PARA UMA COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA: AS CONTRIBUIÇÕES DO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO
Área de Conhecimento: Gestão - Seção: CONGRESSO - FULL PAPER
Autores: MARCIA APARECIDA RODRIGUES; BRUNA CAROLINE DO NASCIMENTO; JESSICA DE OLIVEIRA FREITAS BIZERRA; LEDA BATISTA SARMENTO BRAGA ; MARIANA GALHARDO DE SOUZA; MAGALI AMORIM MATA;
Contato Autores: marcia.diagramacao@gmail.com; caroline.viti97@gmail.com; jessicaf.1990@gmail.com; ledabsbraga@yahoo.com.br; mariana_galhardos@hotmail.com; magali.mata@fatec.sp.gov.br;
Este artigo tem como objetivo geral refletir e analisar a Comunicação Não Violenta nas organizações e as contribuições do profissional de secretariado. Tendo em vista que o profissional de secretariado atua como agente facilitador da Comunicação, parte-se do pressuposto que, se estiver munido dos elementos da CNV pode contribuir na redução dos desconfortos organizacionais. Conforme os resultados obtidos, 51,30% dos respondentes, nunca ouviram falar da CNV. Contudo, 53,91% dos respondentes são demandados a interferir em conflitos organizacionais e apesar de atestarem seu desconhecimento à CNV, intuitivamente, demonstraram perceber a aplicabilidade de seus componentes em distintas situações corporativas.
Palavras-chave:COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA; CONFLITOS ; SECRETARIADO
Artigo 4: ANÁLISE DA VIABILIDADE DE UM SISTEMA DE REUSO DE ÁGUA RESIDENCIAL UTILIZANDO O SOFTWARE DE SIMULAÇÃO ARENA
Área de Conhecimento: Gestão - Seção: CONGRESSO - FULL PAPER
Autores: IDRISA PEREIRA AUDIZIO; HANNA DA SILVA; ANDRÉ RICARDO PONCE DOS SANTOS; JULIANO MUNHOZ BELTANI;
Contato Autores: idrisaudizio@outlook.com; hanna.silva@lin.jbs.com.br; anrsantos@uol.com.br; jmbeltani@gmail.com;
O artigo refere-se ao estudo do comportamento de um sistema de reuso de água desenvolvido pelos autores, por meio de simulações realizadas no software Arena, com o intuito de analisar a viabilidade do sistema. Demonstra a realização dos cálculos necessários para que os dados se adequem ao software, os elementos utilizados na modelagem e suas respectivas funções, valores referentes à quantidade de água que o sistema seria capaz de processar, assim como os resultados obtidos na simulação, considerados pertinentes, e as sugestões de melhoria. O método de pesquisa adotado é o experimental, onde as variáveis são manipuladas dentro de um ambiente controlado para estudar as reações das funções dependentes.
Palavras-chave:SIMULAÇÃO; SOFTWARE ARENA; SUSTENTABILIDADE; SISTEMA DE REUSO
Artigo 5: SISTEMA DE PRODUÇÃO: UM ESTUDO NO SETOR DE CARNES EM CONSERVA
Área de Conhecimento: Gestão - Seção: CONGRESSO - FULL PAPER
Autores: JOSÉ DIMAS CAVALCANTI SANTOS PACHECO; RAFAEL SILVA CHIBENI YARID; FABIANA ORTIZ TANOUE DE MELLO;
Contato Autores: jdpacheco7@hotmail.com; rafayarid1993@gmail.com; fabianatanoue@gmail.com;
O trabalho descreve o processo de transformação da carne em conserva enlatada em uma indústria alimentícia e identifica o sistema de produção empregado. A metodologia utilizada foi a pesquisa em livros e artigos sobre Produção, estudo de caso e entrevista com o coordenador do departamento de industrializados da empresa. Verificou-se que a matéria-prima principal (carne bovina) é recebida, identificada e verificada sua qualidade. Em seguida, a carne é moída, misturada aos demais ingredientes e passa pelo detector de metais, sendo destinada ao cozimento. Após esse processo, é direcionada ao envase nas latas, recravamento das tampas e esterilização, passando pela secagem, rotulagem e identificação. Considerando que a produção na empresa analisada se dá em grandes lotes, o lead time de fabricação é baixo, há padronização dos produtos, alta repetitividade nos processos, o fluxo de produção é constante e a linha de produção é automatizada, o sistema de produção é Contínuo.
Palavras-chave:PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO; SISTEMAS DE PRODUÇÃO; CARNE EM CONSERVA
Artigo 6: ESTUDO DA VIABILIDADE DE IMPLANTAÇÃO DE UMA USINA EÓLICA NA ILHA DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE
Área de Conhecimento: Gestão - Seção: WORKSHOP - SHORT PAPER
Autores: LUÍS H. T. FRANCISCO; SIOMARA TRINDADE; CARLOS DOS SANTOS; ELAINE VALENCISE HIDALGO DE MORAES; JOÃO LUÍS CARDOSO DE MORAES;
Contato Autores: luis.hamilton2@hotmail.com; siomara_375@hotmail.com; neninho182@gmail.com; elaine.uol@uol.com.br; moraes.jlcm@gmail.com;
Este trabalho apresenta um estudo da análise da viabilidade econômica da implantação de um projeto de geração de energia elétrica eólica nas ilhas de São Tomé e Príncipe, África. Tal iniciativa permitirá flexibilizar a matriz energética e colaborar para autossuficiência do Estado, bem como servir como contribuição para outras empresas que desejarem instalar unidades similares.
Palavras-chave:ENERGIA EÓLICA; VIABILIDADE ECONÔMICA; SUSTENTABILIDADE
Artigo 7: DESENVOLVIMENTO DE UMA CÂMARA DE MATURAÇÃO AUTOMATIZADA E PROCESSO PRODUTIVO DE EMBUTIDOS COM COMPONENTES DE BAIXO CUSTO PARA AGRICULTURA FAMILIAR
Área de Conhecimento: Gestão - Seção: WORKSHOP - SHORT PAPER
Autores: JOÃO MARCOS DOS SANTOS; MARIO HENRIQUE DE SOUZA PARDO; GABRIELA RODRIGUES DA SILVA; GABRIEL FELIX PORTO DONAIRE; ALEF CLINTON SEBASTIÃO MOREIRA; RODOLFO ENSIDES GONÇALVES BERÇANETTI; EDUARDO OLIVEIRA IGNÁCIO;
Contato Autores: joaomarcosjms20@outlook.com; mhpardo@fatecriopreto.edu.br; gabys_fatec@outlook.com; gabriel.fpd@hotmail.com; alefmoreira@outlook.com; rodolfo.bercanetti@hotmail.com; eduardo@fatecriopreto.edu.br;
Com o crescimento da agricultura familiar, os pequenos produtores, para agregar valor em suas pequenas criações de animais, optam muitas vezes em transformar a sua matéria prima em produtos que são de maior valor econômico agregado. O salame tipo italiano é um produto nobre e de alta aceitabilidade e é uma forma do pequeno produtor rural transformar a sua matéria prima baseada em insumos animais, o que permite uma receita econômica melhorada que requer um pequeno espaço de produção. Para que essa abordagem seja possível, se faz necessária uma câmara de maturação moderna, com adaptações tecnológicas para produção desse tipo de embutido fermentado. A técnica de produção é dividida em etapas essenciais como a fermentação, maturação e secagem, de forma que a produção se torne padronizada e de baixo custo de implantação.
Palavras-chave:AGRICULTURA FAMILIAR; EMBUTIDO FERMENTADO; SALAME TIPO ITALIANO; BAIXO CUSTO
Artigo 8: A ACEITAÇÃO DO CONCRETO RECICLADO NA ENGENHARIA CIVIL
Área de Conhecimento: Gestão - Seção: CONGRESSO - FULL PAPER
Autores: MONYK DOS SANTOS SANDES; JULIANO MUNHOZ BELTANI; SIMONE CRISTINA CALDATO DA SILVA;
Contato Autores: 307503@aluno.unilins.edu.br; jmbeltani@gmail.com; simone.caldato@unilins.edu.br;
Este artigo tem como objetivo abordar a aceitação do concreto reciclado no mercado da engenharia civil, visto que este material obteve viabilidade técnica e econômica de acordo com pesquisas, estudos e ensaios laboratoriais realizados, além de solucionar a questão do descarte dos Resíduos da Construção Civil (RCC). Desta forma, desenvolveu-se um questionário para aplicação da pesquisa aos estudantes de engenharia civil dos últimos semestres do curso para análise da visão dos mesmos sobre o desenvolvimento sustentável e possível implantação do concreto reciclado no mercado. Com os resultados, comprovou-se a aceitação do concreto reciclado e evidenciou-se o pensamento sustentável dos estudantes de engenharia civil, os futuros profissionais do mercado.
Palavras-chave:CONCRETO RECICLADO; ENGENHARIA CIVIL; SUSTENTABILIDADE
Artigo 9: A EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO SOBRE OS FATORES DETERMINANTES DA EVASÃO DOS ALUNOS DA FATEC CARAPICUÍBA.
Área de Conhecimento: Gestão - Seção: CONGRESSO - FULL PAPER
Autores: KÉZIA CARVALHO SILVA; ANGELA RIBEIRO DE SOUZA; RENATO FAVA MARTELLI; CELITA DOS SANTOS SOUSA; LUCIANO MORAES DOS SANTOS; MAGALI AMORIM MATA;
Contato Autores: kkezia.carvalho@gmail.com; angel.and.emily@hotmail.com; renato.martelli@fatec.sp.gov.br; cecelitasantos26@gmail.com; luciano.msantos@ig.com.br; magali.mata@fatec.sp.gov.br;
O principal objetivo dessa pesquisa foi analisar os fatores que podem influenciar na evasão do Curso Superior de Tecnologia em Secretariado da FATEC de Carapicuíba obteve-se o resultado por meio de um questionário online aplicado aos alunos por meio da plataforma SurveyMonkey®. Quanto à natureza de dados trata-se de uma pesquisa qualitativa, no método de abordagem utilizou-se o método indutivo e quanto aos objetivos trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória. Os resultados apontaram os principais fatores que podem influenciar na evasão.
Palavras-chave:GESTÃO ESCOLAR; EVASÃO; ENSINO SUPERIOR
Artigo 10: DESENVOLVIMENTO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM JOGO DIGITAL DENOMINADO TIMOR
Área de Conhecimento: Jogos Digitais - Seção: WORKSHOP - SHORT PAPER
Autores: RAFAEL CAMILLO STADER; ALEXANDRE PONCE DE OLIVEIRA; MARIO HENRIQUE DE SOUZA PARDO; ADRIANO BEZERRA;
Contato Autores: rafaelcamillostader@hotmail.com; alexandreponceo@gmail.com; mhpardo@fatecriopreto.edu.br; adriano.bezerra2@fatec.sp.gov.br;
Este artigo tem por objetivo a proposta da pesquisa e desenvolvimento de um jogo digital com a aplicação de Inteligência Artificial convincente para o público-alvo no produto final denominado Timor. Dentro do contexto, a inteligência artificial progride com um crescimento exponencial no universo tecnológico e ganha importância e espaço no mercado. Foram realizadas pesquisas de técnicas em IA e como resultado, almeja-se desenvolver um jogo que disponha de personagens controlados pelo computador a partir da Máquina de Estados Finita (MEF) e do Sistema Baseado em Regras (RBS), com o intuito de auxiliar futuros estudos sobre Inteligência Artificial (IA).
Palavras-chave:INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL; JOGOS DIGITAIS; PESQUISA; TÉCNICAS
Artigo 11: PROCESSO DE ADAPTAÇÃO DE CONTOS FOLCLÓRICOS BRASILEIROS PARA GAMES
Área de Conhecimento: Jogos Digitais - Seção: WORKSHOP - SHORT PAPER
Autores: JOSÉ AMÉRICO NETO; LUCAS ASSUNÇÃO DE SOUSA; FÁBIO DUTRA DA SILVA;
Contato Autores: jukadx@hotmail.com; lucasassuncao.98@gmail.com; fabinhosam182@hotmail.com;
O folclore brasileiro possui inúmeras entidades místicas únicas, além de fazer parte do cultural indígena presente no território brasileiro. O principal objetivo do projeto é adaptar essas lendas para que seja possível produzir um jogo que possua uma narrativa e personagens baseados nesses contos. Este artigo busca discorrer sobre o processo da fase inicial de desenvolvimento do jogo, que conta com a seleção de lendas a serem adaptadas e todo o planejamento pré-game.
Palavras-chave:ADAPTAÇÃO; FOLCLORE BRASILEIRO; NARRATIVA; GAME
Artigo 12: AS LOVEMARKS E A CULTURA DE FÃS EM UNIVERSOS FICCIONAIS NA INTERNET
Área de Conhecimento: Jogos Digitais - Seção: CONGRESSO - FULL PAPER
Autores: CAMILA CRISTINA PINELI BERTONCIN; GEOVANY SCHIAVON NASCIMENTO; LUCAS EDUARDO SANTOS TAVARES; ROBERTA APARECIDA DE BORTOLO; SANDRA REGINA SILVA;
Contato Autores: capineli@outlook.com; geovany.schiavon5@gmail.com; lukas.eduardotavares@hotmail.com; robertabortolo61@gmail.com; sandra.silva@gmail.com;
A cultura de fãs vive seu momento de maior ascensão com as oportunidades criadas pela convergência midiática e tecnológica, associada aos avanços constantes da tecnologia. No presente artigo, os autores pesquisam o universo de fãs e as relações do comportamento do público prosumidor (KERCKHOVE, 2009) em universos ficcionais.
Palavras-chave:CULTURA; FÃ; CONSUMIDOR; PROSUMIDOR
Artigo 13: ESTUDO E DESENVOLVIMENTO DE MODELOS 3D DE UM JOGO DENOMINADO TIMOR
Área de Conhecimento: Jogos Digitais - Seção: WORKSHOP - SHORT PAPER
Autores: WILSON JOSE DOS SANTOS JUNIOR; MARIO HENRIQUE DE SOUZA PARDO; ALEXANDRE PONCE DE OLIVEIRA; ADRIANO BEZERRA;
Contato Autores: wilsonjsjunior_9@hotmail.com; mhpardo@fatecriopreto.edu.br; alexandreponceo@gmail.com; adriano.bezerra2@fatec.sp.gov.br;
Este artigo tem como objetivo demonstrar o início do desenvolvimento de cenários tridimensionais (3D) de um jogo denominado Timor, que está sendo desenvolvido por três alunos da Fatec Lins. O artigo também apresentara os métodos que serão utilizados para o desenvolvimento das modelagens, tais como estudo dos objetos, modelagem, otimização e texturização, como também os primeiros resultados obtidos.
Palavras-chave:MODELAGEM; OTIMIZAÇÃO; TEXTURIZAÇÃO; TIMOR
Artigo 14: ESTUDO PARA O DESENVOLVIMENTO DA TRILHA SONORA E EFEITOS SONOROS EM UM JOGO DIGITAL, TIMOR
Área de Conhecimento: Jogos Digitais - Seção: WORKSHOP - SHORT PAPER
Autores: GUILHERME CORNACHIONI DELCI LOUREIRO; MARIO HENRIQUE DE SOUZA PARDO; ALEXANDRE PONCE DE OLIVEIRA; ADRIANO BEZERRA;
Contato Autores: guilhermec_d@hotmail.com; mhpardo@fatecriopreto.edu.br; alexandreponceo@gmail.com; adriano.bezerra2@fatec.sp.gov.br;
O presente artigo tem como proposta o estudo, a identificação e o desenvolvimento de trilhas sonoras para o jogo Timor, jogo digital planejado por três estudantes da Fatec-Lins que explora as áreas de modelagem, trilha sonora e inteligência artificial. Desta forma, a trilha sonora terá como referência jogos já existentes, tais como: Outlast 2, Obscure 2, The Flame in the Flood, Firewatch, The Solus Project e Don't Starve. Como resultado espera-se a criação das trilhas sonoras e efeitos sonoros para o jogo Timor.
Palavras-chave:ESTUDO; IDENTIFICAÇÃO; DESENVOLVIMENTO; TRILHAS SONORAS; TIMOR
Artigo 15: PROPOSTA DE UM MODELO DE GESTÃO ECONÔMICA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE TRANSPORTES
Área de Conhecimento: Logística - Seção: CONGRESSO - FULL PAPER
Autores: CRISTIANO RINALDI DOS SANTOS; GILSON ESTEVAM DA CRUZ JUNIOR; WINSTON BUENO LUCIANO; LUCIANO APARECIDO VITORINO; ANDRÉ RICARDO PONCE DOS SANTOS;
Contato Autores: cristiano-rinaldi@outlook.com; gilson.junior@lin.jbs.com.br; winstonluciano@hotmail.com; luciano.vitorino@bsbsafety.com; anrsantos@uol.com.br;
As empresas nos dias atuais, devido a globalização e o avanço da tecnologia, enfrenta um mercado de extrema concorrência. Isso fez com que essas entidades necessitem de informações mais precisas, este artigo tem como objetivo propor um sistema de gestão para gerenciamento dos custos e despesas com premissas no modelo de GECON. Para atingir este objetivo, foi realizado um estudo de caso em uma empresa de transportes, e por meio das informações coletadas, utilizou-se planilhas eletrônicas aplicando os conceitos para cálculo do valor do frete e seus custos ocorridos, além das despesas necessárias para realização da atividade do negócio. Por fim, a pesquisa apresenta uma visão detalhada de seus gastos, possibilitando os gestores tomem decisões precisas para continuidade das atividades.
Palavras-chave:VANTAGEM COMPETITIVA; CONTROLADORIA; MODELO DE GESTÃO; GESTÃO ECONÔMICA
Artigo 16: REDUÇÃO DE CUSTOS COM COMBUSTÍVEL A FROTA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DO RAMO DE BEBIDAS.
Área de Conhecimento: Logística - Seção: CONGRESSO - FULL PAPER
Autores: WELLINGTON ANSELMO DE OLIVEIRA; ANANIAS GONÇALVES MATIAS; DANIEL SOARES RODRIGUES; CLEONTE DA SILVA; LUCIANO MORAES DOS SANTOS;
Contato Autores: fcoliveira28@hotmail.com; ananias-g@hotmail.com; danielsoares-1@hotmail.com; cleonte.444@gmail.com; luciano.msantos@ig.com.br;
O transporte representa 2/3 do custo logístico, tendo um papel fundamental na Cadeia de Suprimento. Hoje, a redução de custos se tornou algo imprescindível na Gestão das Frotas das Empresas. O controle do consumo de combustível e manutenção de veículos são componentes que podem gerar em um mercado cada vez mais dinâmico. Foi aplicado a metodologia de pesquisa quali-quanti, para validar o estudo de caso realizado. O objetivo da pesquisa é reduzir o consumo de combustível e manutenção da Frota por meio do instrumento gerencial Orçamento Base Zero (OBZ), utilizado a mais de três décadas, bem como, a capacitação dos motoristas. O OBZ foi aplicado em uma empresa de logística que é parceira de uma empresa que atual no ramo de bebidas, para reavaliar os métodos de gestão, recursos; com o intuito de reduzir vícios que afetam o diretamente o planejamento orçamentário.
Palavras-chave:LOGÍSTICA; REDUÇÃO DE CUSTOS; CONSUMO; COMBUSTÍVEL; MANUTENÇÃO
Artigo 17: GESTÃO DE ESTOQUES: UM ESTUDO DE CASO NO SETOR DE FROTAS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE LINS
Área de Conhecimento: Logística - Seção: CONGRESSO - FULL PAPER
Autores: IGOR HENRIQUE MARTINS BERTASOL; NAIARA RODRIGUES DE OLIVEIRA; LEANDRO HENRIQUE DE PAULA; FABIANA ORTIZ T. DE MELLO;
Contato Autores: igoor25@yahoo.com; naiara16_rodrigues@hotmail.com; leandro.hdp@hotmail.com; Fabiana Ortiz Tanoue de Mello;
O controle de estoque de matérias-primas e produtos acabados tornou-se indispensável dentro da logística e é também fundamental para o desenvolvimento das organizações. Portanto, é importante as empresas (públicas e privadas) terem conhecimento das ferramentas disponíveis para controlar os estoques de forma adequada. Neste contexto, o objetivo do trabalho é analisar a gestão de estoques de óleo lubrificante no setor de frotas da Prefeitura Municipal de Lins. Verificou-se que a compra de lubrificantes é realizada anualmente via licitação e vários são os pontos a serem aprimorados na gestão de estoques desse produto, como a falta de um sistema capaz de proporcionar cálculos e gerenciamento de informações mais precisas; falta de um estoque de segurança para suprir as necessidades do setor quando ocorrer atraso na reposição dos itens; a necessidade de um gerenciamento mais refinado no tocante aos itens de classe A e a determinação do ponto de pedido.
Palavras-chave:LOGÍSTICA; GESTÃO DE ESTOQUES; SETOR DE FROTAS
Artigo 18: RASTREAMENTO DE PRODUTOS NA CADEIA DE SUPRIMENTO USANDO QR CODE
Área de Conhecimento: Logística - Seção: WORKSHOP - SHORT PAPER
Autores: SANDRA C. J. SOUZA; SIMONE M. SILVA; ELAINE VALENCISE HIDALGO DE MORAES; JOÃO LUÍS CARDOSO DE MORAES;
Contato Autores: sandra.juve@gmail.com; simonemacimiano@outlook.com; elaine.uol@uol.com.br; moraes.jlcm@gmail.com;
Os objetivos de melhoria do processo produtivo estão relacionados com a medição de resultados segundo uma perspectiva sistêmica. O objetivo deste trabalho é empregar a tecnologia QR Code para permitir o rastreamento de produtos na cadeia de suprimentos das organizações. Este trabalho desenvolverá um estudo de caso para validar o uso da tecnologia, apontando a influência da globalização nos sistemas logísticos atuais.
Palavras-chave:LOGÍSTICA. ESTOQUE; RASTREAMENTO; QR CODE
Artigo 19: A LOGÍSTICA REVERSA DO ÓLEO RESIDUAL DE FRITURA E SEUS IMPACTOS À SOCIEDADE SEBASTIANENSE
Área de Conhecimento: Logística - Seção: CONGRESSO - FULL PAPER
Autores: CÁSSIO DELFINO GOMES SAMPAIO; DANIEL CARVALHO RIBEIRO DA COSTA; AGUINALDO EDUARDO DE SOUZA;
Contato Autores: cassio.sampaio@fatec.sp.gov.br; daniel.costa25@fatec.sp.gov.br; aguinaldo.souza2@fatec.sp.gov.br;
O presente estudo analisou a logística reversa de óleo residual de fritura – ORF em uma empresa de fast food, localizada em São Sebastião-SP. Realizou-se uma análise exploratória e quantitativa, através de coleta de dados na própria empresa. Com o aumento da geração de ORF, não há locais adequados para destinação destes. A fast food consome por semana cerca de 70 (l) de óleo de soja, e armazena o resíduo em dois recipientes de 70 (l) cada. A sociedade possui o mesmo viés responsável no trato dos detritos que dispõe as entidades. Os serviços colaborativos de descarte entre empresas e comunidade, podem favorecer a sustentabilidade local, tendo como incentivo à disposição de produtos oriundos do ORF, que possuem menos degradações ao meio ambiente.
Palavras-chave:LOGÍSTICA REVERSA; ÓLEO RESIDUAL DE FRITURA; SUSTENTABILIDADE
Artigo 20: DESENVOLVIMENTO DE UM CONSOLE PARA O AUXÍLIO NO ENSINO DE OPERAÇÕES MATEMÁTICAS ELEMENTARES POR MEIO DE METODOLOGIA GAMIFICADA E HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
Área de Conhecimento: Tecnologia da Informação e Comunicação - Seção: WORKSHOP - SHORT PAPER
Autores: THIAGO ANTONIO MEIRA MENDONÇA; MARLON ANTONIO MESSIAS RODLER; MATHEUS HENRIQUE CANDIDO DA SILVA; ADRIANA DE BORTOLI;
Contato Autores: thiago.mendonca00@hotmail.com; marlon.rodler@hotmail.com; matheuscdasilva2@hotmail.com; adrianadebortoli1@hotmail.com;
Este artigo apresenta o desenvolvimento de um console com jogos que irão auxiliar o ensino das operações matemáticas básicas através do uso de conceitos matemáticos por meio de procedimentos historicamente produzidos aliados a metodologia gamificada, a fim de melhorar os déficits educacionais elementares no tocante à matemática que compõem sistema educacional brasileiro. Fazendo o uso de matrizes de LED e uma placa Arduino, o jogo desenvolvido utiliza, além de teorias pedagógicas da educação, a teoria da gamificação e conceitos históricos para estimular e cativar o aluno a aprender. Ao testar uma amostragem pequena de alunos, pode-se notar que o console prendeu a atenção dos mesmos de uma maneira que eles só pararam de jogar ao finalizarem todas as fases. Deste modo, evidencia-se que, para o projeto em questão, as metodologias aplicadas se mostraram efetivas e simples de serem trabalhadas.
Palavras-chave:EDUCAÇÃO; LÚDICO; MATEMÁTICA; HISTÓRIA DA MATEMÁTICA; CONSOLE
Artigo 21: USO DE APLICATIVOS DE CELULARES PARA CÁLCULO DE DERIVADAS E INTEGRAIS
Área de Conhecimento: Tecnologia da Informação e Comunicação - Seção: WORKSHOP - SHORT PAPER
Autores: IGOR DE MORAES SILVA RIBEIRO; MATHEUS HENRIQUE DE OLIVEIRA MENDES; GABRIEL; NILSON TADEU CAPUTTI JUNIOR; ADRIANA DE BORTOLI;
Contato Autores: igormoraes90@yahoo.com.br; mm490514@gmail.com; gabrielmariano1327@gmail.com; nilson_caputti@hotmail.com; adrianadebortoli1@hotmail.com;
O estudo de Cálculo Diferencial e Integral é uma matéria de suma importância em diversos cursos do ensino superior. As estatísticas apontam uma abundante dificuldade dos alunos em relação ao tema, isso acontece por chegarem despreparados do ensino básico. Á vista disso, surge a necessidade de utilizar novos recursos eficazes para apoiar os estudantes auxiliando-os assim na ampliação de seu desempenho. Dessa maneira, buscou-se pela literatura que indica e discute o uso desses recursos tecnológicos de aplicações com finalidade pedagógicas referentes ao ensino de matemática e, mais especificamente relacionados ao ensino de conceitos do Cálculo Diferencial e Integral.
Palavras-chave:CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL; TECNOLOGIA; APLICATIVOS
Artigo 22: GEOPROCESSAMENTO: APLICAÇÃO E MAPEAMENTO EM ARBORIZAÇÃO URBANA
Área de Conhecimento: Tecnologia da Informação e Comunicação - Seção: WORKSHOP - SHORT PAPER
Autores: VALÉRIA MARIA VOLPE; GILMAR ALVES DO AMARAL; GIOVANNI AMENDOLA FONSECA; ANTONIO LUIZ VEIGA LOPES JUNIOR; BRUNO EDUARDO BONILHA; VALÉRIA MARIA VOLPE;
Contato Autores: vmvolpe@unirp.edu.br; gilmar.0721@hotmail.com; giovanniamendola_0@yahoo.com.br; antonio.lvljr@gmail.com; brunobonilha@hotmail.com; vmvolpe@unirp.edu.br;
Com o crescimento das cidades, tornou-se comum encontrar espaços urbanos com carência de áreas verdes, nos quais a paisagem se resume a construções e asfalto, e não contam com árvores em quantidade suficiente para tornar o ambiente mais agradável. No entanto, a tendência atual de arborização urbana consiste em projetos de parques e praças para tentar suprir a necessidade de áreas verdes. Uma das dificuldades que surgem, diante dessa tendência, é a de como detectar os espaços urbanos que apresentam falta dessas áreas verdes. Para auxiliar no mapeamento de áreas verdes do município de São José do Rio Preto, o objetivo deste projeto é desenvolver um aplicativo móvel com a tecnologia de geoprocessamento, que, aliado ao setor ambiental do município, permitirá mapear o nível de arborização desse centro urbano.
Palavras-chave:ARBORIZAÇÃO URBANA; GEOPROCESSAMENTO; SISTEMA DE POSICIONAMENTO GLOBAL (GPS)
Artigo 23: DESENVOLVIMENTO DE UMA INTERFACE GRÁFICA PARA O BRAÇO ROBÓTICO ED-7220C UTILIZANDO JAVA
Área de Conhecimento: Tecnologia da Informação e Comunicação - Seção: WORKSHOP - SHORT PAPER
Autores: BRUNO PONTES GENTILIN; LUIZ FERNANDO BRANDÃO GIRALDI; MATEUS SCHEFFER RIBEIRO; BRUNO DIAS REZENDE BERNARDES ; ANDRÉ LUIS BORSATO SANCHEZ;
Contato Autores: brunogentilin@gmail.com; luizfernandobg@hotmail.com; mateusz_scheffer@hotmail.com; bruno_contato2017@outlook.com; andresanchez@unirp.edu.br;
Segundo a IFR, International Federation of Robotics, a robótica industrial está avançando cada vez mais, sendo incluído e impactando em diversas aplicações e com um aumento de 31% nas vendas de robôs industriais, o interesse por estudos envolvendo o braço robótico ED-7220C e sua unidade controladora ED-MK4, também aumentou. Com o intuito de facilitar as operações envolvendo tal braço robótico, o primeiro passo desta pesquisa foi avaliar seu funcionamento e criar um novo software de fácil utilização, que tenha uma linguagem simples, multiplataforma e com baixo custo. Para isso, foi escolhida a linguagem Java. As principais dificuldades encontradas foram as de como enviar e de como receber informações para o braço robótico. O resultado foi a criação de uma interface didática, capaz de proporcionar melhoras significativas na utilização do software, na movimentação do braço robótico e na minimização das falhas na utilização do braço em reação ao software do fabricante.
Palavras-chave:ED-7220C; ED-MK4; ROBÓTICA
Artigo 24: AS IMPRESSÕES MENCIONADAS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE O USO DE APLICATIVOS DE CELULARES EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
Área de Conhecimento: Tecnologia da Informação e Comunicação - Seção: WORKSHOP - SHORT PAPER
Autores: LUIZ HENRIQUE MITSUMASSA KANADA; NAOSHI ARIMORI CYRILLI; MARIA FABIANA ADAMI MANDELI; CRISTIANE PONTES DE OLIVEIRA; ADRIANA DE BORTOLI;
Contato Autores: kanada_luiz@hotmail.com; naoshiarimori@gmail.com; madami@professor.educacao.sp.gov.br; cristianepontes@professor.educacao.sp.gov.br,; adrianadebortoli1@hotmail.com;
Diante da crescente incorporação da Tecnologia da Informação e Comunicação no processo de ensino e aprendizagem, apresenta-se, neste artigo, o resultado de um Curso de Formação Continuada, realizado com Professores de Matemática da Rede Pública Estadual da região de Lins, sobre o uso de aplicativos de celulares no ensino de Função. Após analisar e descrever qualitativamente as potencialidades dos aplicativos e software: Math Helper Lite, Mathematics, Desmos e o Geogebra, foram realizadas as formações dos Professores para o uso nas aulas de Matemática com alunos, favorecendo a melhoria da aprendizagem.
Palavras-chave:APRENDIZAGEM; TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO; FORMAÇÃO CONTINUADA; MATEMÁTICA
Artigo 25: EDUCAMINING: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO COM DATA MINING
Área de Conhecimento: Tecnologia da Informação e Comunicação - Seção: WORKSHOP - SHORT PAPER
Autores: CÉSAR LORENSATO; BRUNO GIRARDI; DANIEL PASSARELI; GABRIEL REIS DO VALE;
Contato Autores: cesar.lorensato97@gmail.com; brunogirardi92@gmail.com; dpassareli_f@hotmail.com; gabrielrpnet@gmail.com;
A evasão do ensino superior é uma das maiores preocupações da educação brasileira. A busca pela diminuição dessa evasão e as causas que levam os estudantes a desistirem de seus cursos, tem se acentuado nos últimos anos. Nesta perspectiva, aplicou-se o algoritmo RPart para classificar os alunos de acordo com a situação e por categoria administrativa da instituição de ensino superior, com o propósito de identificar aonde acontece as maiores evasões escolares. Para isso, foi utilizada uma base de dados do Censo Escolar do Ensino Superior de 2016, que é disponibilizada pelo INEP. Os resultados demonstraram que a categoria administrativa “Pública Federal” possui a maior porcentagem de alunos “em curso” (73,9%) e a menor de alunos “trancados” (3,1%), enquanto que a maior porcentagem de alunos “desvinculados”, 28,7%, pertence à categoria administrativa “Privada com fins lucrativos”.
Palavras-chave:MINERAÇÃO DE DADOS; EVASÃO DO ENSINO SUPERIOR; RPART
Artigo 26: A UTILIZAÇÃO DE MANUFATURA ADITIVA EM PROJETOS DE PESQUISA
Área de Conhecimento: Tecnologia da Informação e Comunicação - Seção: CONGRESSO - FULL PAPER
Autores: THIAGO GLISSOI LOPES; IGOR BAZAN GIMENES PUZIPE; ZAQUEU RICARDO FERNANDO ANTONIO; LARISSA EJUPI PARRA GIMENES; GISLENO PEREIRA MACIEL JUNIOR; ADRIEL SENNA DE OLIVEIRA CANDIDO;
Contato Autores: 305437@aluno.unilins.edu.br; 305147@aluno.unilins.edu.br; zaqueu92804@hotmail.com; 303069@aluno.unilins.edu.br; engjrmaciel@gmail.com; 305785@aluno.unilins.edu.br;
A técnica de manufatura aditiva, encontrada na figura da impressão 3D, possibilita a confecção de objetos e peças personalizadas para fins específicos. Dentre suas aplicações, destaca-se as utilizadas no setor alimentício, médico, protético e acadêmico. No setor acadêmico, por possuir características que facilitam a prototipagem a custo reduzido, é muito utilizada em âmbito de pesquisa, encontrados em trabalhos de conclusão de curso e projetos de iniciação científica. Este trabalho propõe estudar o nível de utilização e em como são aplicadas a modelagem tridimensional e diferentes técnicas de manufatura aditiva em projetos acadêmicos de pesquisa.
Palavras-chave:ANÁLISE DE BIG DATA; IMPRESSÃO 3D; MANUFATURA ADITIVA; MODELAGEM TRIDIMENSIONAL; PESQUISA ACADÊMICA
Artigo 27: COMPARATIVOS ENTRE FERRAMENTAS QUE ENGLOBAM FUNÇÕES E LIMITES
Área de Conhecimento: Tecnologia da Informação e Comunicação - Seção: WORKSHOP - SHORT PAPER
Autores: VICTOR HUGO UENO; BRUNO SILVA FELIX PEREIRA; JOSÉ WILLIAN; LUCAS BOMBARDA TEZOTO; ADRIANA DE BORTOLI;
Contato Autores: victor_ueno@hotmail.com; bruno.felix.perera@hotmail.com; jose.willianx@hotmail.com; lucas.bombarda.16@gmail.com; adrianadebortoli1@hotmail.com;
O objetivo principal da pesquisa é fazer um comparativo entre as principais ferramentas podendo ser aplicativos e sites que são usados para auxiliarem o estudo de funções e limites proporcionando a possibilidade de mostrar qual tem mais benefícios que se adaptam as necessidades que o aluno precisa. Utilizamos os dispositivos mobiles e o computador em que através deles foram feitos testes de usabilidade na qual englobam o contexto que estamos estudando, logo depois elaboramos duas tabelas comparando cada ferramenta. Com esse trabalho concluímos que o estudante tenha a liberdade de realizar a escolha da melhor ferramenta para resolver os exercícios relacionados a limites e funções com mais facilidade, rapidez e eficiência.
Palavras-chave:FUNÇÕES; LIMITES; FERRAMENTAS
Artigo 28: ATUALIZAÇÃO DA FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO DE INTERFACES ERGOLIST
Área de Conhecimento: Tecnologia da Informação e Comunicação - Seção: WORKSHOP - SHORT PAPER
Autores: DIANETY SILVA BATISTA; CARLOS EDUARDO DE FRANÇA ROLAND;
Contato Autores: dianety.slvb@gmail.com; carlos.roland@fatec.sp.gov.br;
Quando surgiram os primeiros softwares de computadores, a usabilidade dos programas não era um fator crítico. Com o passar dos anos, porém, observou-se a popularização do uso dos computadores, o que tornou a preocupação com a usabilidade crescente. Foram desenvolvidos sistemas para avaliar a qualidade e a ergonomia das interfaces, que são o ponto de interação do software com o usuário. Desta forma, este projeto visa apresentar um destes sistemas de avaliação de design de software, bem como aplicá-lo em um website existente, evidenciando o impacto dessas mudanças de maneira prática.
Palavras-chave:SISTEMAS ERGONÔMICOS; DESIGN DE INTERFACES; INTERFACE WEB; DESENVOLVIMENTO WEB
Artigo 29: DESENVOLVIMENTO DE PRENSA TÉRMICA PARA SUBLIMAÇÃO MONITORADA E AUTOMATIZADA COM ARDUINO
Área de Conhecimento: Tecnologia da Informação e Comunicação - Seção: CONGRESSO - FULL PAPER
Autores: MARCOS PAULO SALVAJOLI LEITE; ALEXANDRE PONCE DE OLIVEIRA; MARIO HENRIQUE DE SOUZA PARDO; ADRIANO BEZERRA;
Contato Autores: marcossalvajoli@hotmail.com; alexandreponceo@gmail.com; mhpardo@fatecriopreto.edu.br; adriano.bezerra2@fatec.sp.gov.br;
Na maioria das prensas térmicas de baixo custo, o controle das grandezas físicas utilizadas no processo de sublimação é feito manualmente pelo seu utilizador. A fim de melhorar esse processo, foi desenvolvida uma prensa térmica controlada e monitorada por Arduino que realiza todo o processo de sublimação monitorando as três grandezas físicas implicadas automaticamente. Com isso, anseia-se diminuir o desperdício de materiais utilizados provocado pela falta de precisão do monitoramento das prensas manuais e melhorar a acessibilidade com a automatização.
Palavras-chave:ARDUINO,; SUBLIMAÇÃO,; MONITORAMENTO,; AUTOMATIZAÇÃO.
Artigo 30: FERRAMENTA CASE DE SUPORTE À ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO
Área de Conhecimento: Tecnologia da Informação e Comunicação - Seção: WORKSHOP - SHORT PAPER
Autores: ANDRE LUIZ DOS SANTOS; FABRICIANO; JOÃO LUÍS CARDOSO DE MORAES;
Contato Autores: andre.santos148@hotmail.com; fabriciomost@outlook.com; moraes.jlcm@gmail.com;
A ergonomia aplicada em postos de trabalho promove o bem-estar dos trabalhadores. Este artigo propõe o desenvolvimento de uma ferramenta CASE (Computer-Aided Software Engineering) para auxiliar a análise ergonômica em postos de trabalho a fim de sugerir melhorias nas condições de trabalho dos colaboradores por meio de recomendações ergonômicas. Um estudo de caso com colaborares da Faculdade de Tecnologia de Lins – Fatec Lins será desenvolvido para validação da ferramenta proposta.
Palavras-chave:FERRAMENTA CASE; ENGENHARIA DE SOFTWARE; ERGONOMIA
Artigo 31: USO DE GAMIFICAÇÃO PARA AUXÍLIO NO TRATAMENTO DE PACIENTES COM ALZHEIMER
Área de Conhecimento: Tecnologia da Informação e Comunicação - Seção: CONGRESSO - FULL PAPER
Autores: RODRIGO DONIZETE CANO; EZEQUIEL CINCINATO DE LIMA; JÔNATAS LEITE DE OLIVEIRA; ROGERIO PINTO ALEXANDRE;
Contato Autores: rodrigo.rdcano@gmail.com; ezequiel.lima@aluno.ifsp.edu.br; jonataslei@gmail.com; rogerio.alexandre@fatec.sp.gov.br;
O presente trabalho apresenta um sistema web para auxílio no cuidado de pacientes com doenças cognitivas, como Alzheimer, por exemplo, no qual conceitos de gamificação foram aplicados com o objetivo de aumentar a interação de pacientes e cuidadores. O sistema foi desenvolvido em PHP, utilizando o framework Laravel, juntamente com o banco de dados MySQL. O front-end foi desenvolvido em HTML e CSS3, utilizando a biblioteca bootstrap. Além de aumentar a interação e engajamento entre os pacientes, familiares e cuidadores, o sistema possibilita ainda a sua utilização como uma ferramenta de auxílio à médicos, enfermeiras e outros profissionais da saúde no acompanhamento dos pacientes. Destaca-se a contribuição no âmbito social, proporcionando na melhor qualidade de vida aos pacientes e, consequentemente, para todos os familiares e pessoas diretamente relacionadas com as rotinas do paciente.
Palavras-chave:GAMIFICAÇÃO; TECNOLOGIA ASSISTIVA; ALZHEIMER; SISTEMA WEB
Artigo 32: APLICATIVO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA O MONITORAMENTO DE PACIENTES COM DOENÇAS COGNITIVAS
Área de Conhecimento: Tecnologia da Informação e Comunicação - Seção: WORKSHOP - SHORT PAPER
Autores: EZEQUIEL CINCINATO DE LIMA; RODRIGO DONIZETE CANO; ROGÉRIO PINTO ALEXANDRE;
Contato Autores: ezequiel.lima@aluno.ifsp.edu.br; rodrigo.rdcano@gmail.com; rpalexandre@ifsp.edu.br;
A Tecnologia Assistiva (TA) tem por finalidade eliminar as barreiras à plena participação e à vida funcional para as pessoas com deficiência, incapacidades e mobilidade reduzida, objetivando uma maior autonomia e qualidade de vida. Esse trabalho apresenta a proposta de utilização dos conceitos da TA juntamente com o conhecimento de linguagem de programação, para o desenvolvimento de um aplicativo mobile para o monitoramento de pacientes com doenças cognitivas, os quais necessitam de cuidados integrais. O acompanhamento do paciente é realizado por um cuidador, o qual utiliza o aplicativo instalado num smartphone, para obter acesso a todos os dados do paciente e, sobretudo, relativos à sua localização.
Palavras-chave:TECNOLOGIA ASSISTIVA; APLICATIVO; DOENÇAS COGNITIVAS; MONITORAMENTO
Artigo 33: ECOMINING: MINERAÇÃO DE DADOS DE ÁREAS DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL
Área de Conhecimento: Tecnologia da Informação e Comunicação - Seção: WORKSHOP - SHORT PAPER
Autores: ISABELA ALQUAZ ALVES; VINICIUS DEMITE GUBOLIN;
Contato Autores: isabela.alves01@fatec.sp.gov.br; vinicius.demite@outlook.com;
A análise de dados governamentais acerca das Áreas de Preservação Ambiental (APA) no território nacional não se dá como uma tarefa simples. Para obter sucesso é necessário utilizar ferramentas especiais. Neste trabalho aplicou-se a mineração de dados com o método KDD (knowledge-discovery in databases) para se obter classificação das áreas de preservação ambiental do Brasil.
Palavras-chave:DADOS; MINERAÇÃO DE DADOS ; KDD; ÁREAS DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL
Artigo 34: APLICATIVO PARA AUXÍLIO A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Área de Conhecimento: Tecnologia da Informação e Comunicação - Seção: CONGRESSO - FULL PAPER
Autores: KATHERINE SUELY HIDEKO KUANO SAWAEDA; LEONARDO MARQUES PAZUTTI; ROGÉRIO PINTO ALEXANDRE;
Contato Autores: kswd77@gmail.com; leopazutti@yahoo.com.br; rpalexandre@ifsp.edu.br;
O uso de smartphones faz parte da rotina dos usuários e com isso há a possibilidade de desenvolvimento de tecnologias assistivas que possam ser utilizadas para contribuir no auxílio de pessoas com necessidades especiais. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um aplicativo conectado via Bluetooth em um Arduino – no qual foram conectados sensores ultrassônicos para detecção de objetos, simulando os riscos de colisão do deficiente visual – e o usuário recebe um sinal sonoro indicando a distância do objeto detectado. Destaca-se o potencial de aplicação prática, permitindo a adaptação e uso em locais que o usuário desejar, como boné, colarinho da camisa ou bolso, por exemplo, demonstrando sua viabilidade de uso e aplicação na área de tecnologia assistiva como uma ferramenta para auxílio a deficientes visuais.
Palavras-chave:TECNOLOGIA ASSISTIVA; APLICATIVO; ARDUINO; DEFICIÊNCIA VISUAL
Artigo 35: PROJETO E DESENVOLVIMENTO DE PROTÓTIPO DE SISTEMA DE AUTOMAÇÃO PARA UM AMBIENTE DE AQUAPONIA
Área de Conhecimento: Tecnologia da Informação e Comunicação - Seção: CONGRESSO - FULL PAPER
Autores: RICARDO GARUTTI VELLO; GUSTAVO VILAS BOAS CORDEIRO; MARIÂNGELA CAZETTA; ADRIANO BEZERRA; ALEXANDRE PONCE DE OLIVEIRA; MARIO HENRIQUE DE SOUZA PARDO;
Contato Autores: ricardo.vello@fatec.sp.gov.br; gustavo.cordeiro@fatec.sp.gov.br; mariangela@fatecriopreto.edu.br; adriano.bezerra2@fatec.sp.gov.br; alexandre.ponce@fateclins.edu.br ; mhpardo@fatecriopreto.edu.br;
Este trabalho tem o objetivo de projetar e implementar um protótipo físico de automação e controle para um ambiente de aquaponia utilizando a plataforma NodeMCU e componentes acessórios compatíveis. Além do protótipo físico, foi implementado um programa de controle usando C/C++ e bibliotecas da API compatível com Arduino para a programação das funcionalidades necessárias para o monitoramento, controle e intervenção no ambiente de aquaponia considerado. A metodologia do trabalho inclui desenvolvimento de protótipo físico e implementação de software de controle. Os resultados alcançados incluem o gerenciamento da bomba de água do sistema de aquaponia, monitoramento de temperatura e umidade do ambiente externo, temperatura da água no tanque de peixes, controle de dispenser de alimentação para peixes e o registro de eventos e comandos acionados para o sistema automatizado.
Palavras-chave:AQUAPONIA; AUTOMAÇÃO; NODEMCU; SENSORES; MONITORAMENTO
Artigo 36: INFOLED: UTILIZANDO SMARTPHONE PARA EXIBIR INFORMAÇÕES EM PAINEL DE LED
Área de Conhecimento: Tecnologia da Informação e Comunicação - Seção: CONGRESSO - FULL PAPER
Autores: VINICIUS PEREIRA MASSONI; PEDRO HENRIQUE SANT ANA BATISTA; ADRIANO BEZERRA; ALEXANDRE PONCE DE OLIVEIRA; SERGIO RICARDO BORGES JUNIOR; MARIO HENRIQUE DE SOUZA PARDO;
Contato Autores: vpmassoni@gmail.com; pedrohenrique.sb07@gmail.com; adriano.bezerra2@fatec.sp.gov.br; alexandre.ponce@fateclins.edu.br ; sergio@fatecriopreto.edu.br; mhpardo@fatecriopreto.edu.br;
O presente projeto consiste na criação de um sistema de informações automatizado. O principal intuito é oferecer mais uma forma de transmitir informações e com isso buscar atingir o público que se deseja alcançar. O sistema é divido em duas partes: na primeira é realizada toda a montagem da estrutura física do sistema, onde foram utilizados componentes de Arduino para a sua construção. A segunda parte é composta pela criação da estrutura lógica do sistema, na qual foi desenvolvido um aplicativo para que somente usuários autorizados possam enviar informações para serem exibidas no painel de LED.
Palavras-chave:AUTOMAÇÃO; PAINEL DE LED; ARDUINO; MOBILE
Artigo 37: PULSEIRA DE DETECÇÃO DE OBSTÁCULOS PARA ACESSIBILIDADE DE DEFICIENTES VISUAIS
Área de Conhecimento: Tecnologia da Informação e Comunicação - Seção: WORKSHOP - SHORT PAPER
Autores: ANDRE LUIZ DOS SANTOS; ANDRE GARRIDO; MIRIA PRISCILA PEREIRA; MARIO HENRIQUE DE SOUZA PARDO; ADRIANO BEZERRA; ALEXANDRE PONCE DE OLIVEIRA;
Contato Autores: andre.santos148@hotmail.com; andregarrido88@gmail.com; miria-21@hotmail.com; mhpardo@fatecriopreto.edu.br; adriano.bezerra2@fatec.sp.gov.br; alexandre.ponce@fateclins.edu.br ;
Este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um protótipo de uma pulseira para auxiliar os deficientes visuais a se locomoverem com segurança. O protótipo da pulseira foi construído com o uso de Arduino que usa sensores ultrassônicos para medir a distância de objetos, a partir disso, auxiliar as pessoas a desviarem dos obstáculos por meio da emissão de sinais sonoros e vibracionais, com o objetivo de evitar uma possível colisão. O protótipo é fixado no pulso de uma pessoa e os sinais sonoros são gerados por um buzzer, a vibração é realizada por um motor vibracall, os equipamentos são alimentados por uma bateria de 9V e existe um interruptor para ligar e desligar.
Palavras-chave:SONAR; DEFICIENTES VISUAIS; AUTOMAÇÃO; ARDUINO
Artigo 38: PROJETO E DESENVOLVIMENTO DE PROTÓTIPO DE CÂMARA DE MATURAÇÃO DE EMBUTIDOS AUTOMATIZADA COM MONITORAMENTO REMOTO BASEADA EM ARDUINO
Área de Conhecimento: Tecnologia da Informação e Comunicação - Seção: WORKSHOP - SHORT PAPER
Autores: GABRIELA RODRIGUES DA SILVA; EDUARDO OLIVEIRA IGNÁCIO; GABRIEL FELIX PORTO DONAIRE; ALEF CLINTON SEBASTIÃO MOREIRA; RODOLFO ENSIDES GONÇALVES BERÇANETTI; ADRIANO; ALEXANDRE PONCE DE OLIVEIRA; SERGIO RICARDO BORGES JUNIOR; JOSÉ ALEXANDRE DUCATTI; MARIO HENRIQUE DE SOUZA PARDO;
Contato Autores: gabys_fatec@outlook.com; eduardo@fatecriopreto.edu.br; gabriel.fpd@hotmail.com; alefmoreira@outlook.com; rodolfo.bercanetti@hotmail.com; adriano.bezerra@fatec.sp.gov.br; alexandre.ponce@fateclins.edu.br ; sergio@fatecriopreto.edu.br; ducatti@fatecriopreto.edu.br; mhpardo@fatecriopreto.edu.br;
O presente trabalho apresenta o desenvolvimento de protótipo físico, software de controle e aplicação de monitoramento Web como ferramentas tecnológicas do processo de controle ambiente de uma câmara de maturação de embutidos. A implementação física do protótipo em andamento é baseada na plataforma de automação Arduino. O software de controle o qual está em desenvolvimento em linguagem C e o repositório de dados remotos foi constituído com o SGBD Firebase. As informações recebidas serão armazenadas dos sensores e atuadores do projeto de automação proposto serão temporariamente gravadas num módulo de cartão MicroSD e enviadas, quando a conexão de rede estiver ativa, para o banco de dados remoto na internet. O protótipo parcial do projeto já se encontra em fase de testes e ainda não está acoplado à câmara de maturação de embutidos a qual será construída usando um freezer de 400L de volume. Os resultados parciais mostram a viabilidade da consecução das metas traçadas.
Palavras-chave:AUTOMAÇÃO; ARDUINO; CÂMARA DE MATURAÇÃO; MONITORAMENTO VIA WEB; PROTÓTIPO
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