Carta ao Leitor
Nas últimas três décadas, a cidadania que deveria ser algo perene nos ideais da sociedade humana, nos termos que nos coloca no mundo globalizado, marcado por profundas disparidades econômicas, sociais, científicas, tecnológicas e ambiental, caracteriza-se muito mais como
um modismo ou uma “máscara” a serviço da subserviência que deseja impor à população em geral, com vistas à obediência e à colaboração incondicional e acrítica com as elites globais, que enriquecem cada vez mais, em detrimento de uma grande massa de seres humanos absolutamente explorada, pobre e vulnerável.
Entretanto, não é via o sentido utilitarista e explorador, que os discursos impõem à ciência e à tecnologia, que devemos entender e falar de educação transformadora, por exemplo, que trate a inteligência artificial (IA) com criticidade e sem ufanismo e utilitarismo. Esta deve ser
uma postura a ser atingida no âmbito da educação tecnológica, dentro da perspectiva e do compromisso que os educadores e cientistas devem ter para ser transformada numa voz que clama pela justiça social, tão secundarizada nos dias de atuais no Brasil e no mundo.
E tudo isto ocorre num mundo em que se busca passar às populações a imagem da modernidade e das conquistas científicas e tecnológicas que dão a entender que vão conseguir melhorar a vida de todos os seres humanos, indistintamente. É como se a geração de empregos estivesse a pleno vapor e a questão da obtenção de um trabalho rentável fosse apenas uma questão de especializar-se numa determinada área para ter acesso às tecnologias de mão beijada. Mais do que ninguém, os milhões de desempregados que povoam o mundo rural e principalmente o urbano sabem quanta inverdade está contida nestes discursos.
Entretanto, não vivemos num cenário de terra arrasada porque tem muita coisa boa acontecendo em diferentes áreas e a educação é a chave para a transformação social e o avanço da ciência, tecnologia e a inovação.
Conectada neste contexto de mundo, a Faculdade de Tecnologia de Lins ao longo de quase duas décadas de existência tem procurado desenvolver um conjunto de ações técnico-científicas e didático-pedagógicas com o intuito de promover o ensino, a pesquisa e a extensão universitária, visando à disseminação e à mobilidade do conhecimento científico, tecnológico e à inovação em Informática, Gestão e ciências afins.
A Revista de Ciência e Tecnologia é um espaço de difusão para todas as ideias e tendências acadêmicas, técnicas, científicas e práticas em debate nos Cursos de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Produção Industrial, Gestão da Qualidade, Sistemas para Internet, Logística e áreas afins, visando sua divulgação e consolidação como veículo plural de comunicação. Nessa direção, sempre estará aberta às ações que ponham a ciência e a tecnologia brasileira próxima dos que buscam a construção de um Brasil moderno e justo. Assim sendo, os
artigos que integram esta edição lançam importantes reflexões para a compreensão da complexa dinâmica da ciência, da tecnologia, da informação e da inovação do mundo globalizado.
O lançamento desta edição da revista da Fatec Lins é feito sob as luzes do profícuo debate intelectual que iluminará as reflexões de autores de diversos espectros ideológicos durante a sua existência enquanto publicação de difusão de conhecimento formal sistematizado e apurado.
Os Editores