Menu Top Menu

Congresso de Inovação e Tecnologia
Workshop Iniciação Científica e Tecnológica

VII Congresso de Inovação e Tecnologia
IX Workshop de Iniciação Científica e Tecnológica
13 e 14 de Novembro de 2024

ORIENTAÇÕES E NORMAS

1. O EVENTO

A Fatec Lins – Professor Antônio Seabra realizará nos dias 13 e 14 de Novembro de 2024, a sétima edição do seu Congresso de Inovação e Tecnologia e a nova edição de seu Workshop de Iniciação Científica e Tecnológica. O principal objetivo do evento é fomentar nos discentes das mais diversas instituições de ensino, o espírito da investigação científica e tecnológica.

Os trabalhos aceitos serão publicados em Anais Eletrônicos (desde que apresentados por seus autores segundo o formato de apresentação indicado para trabalho).

FORMATOS DE APRESENTAÇÃO:

VII CONGRESSO DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA - Seção de Full Papers

Os trabalhos apresentados no formato Full Paper serão os trabalhos já em estado avançado de desenvolvimento e já possuindo resultados para apresentação ou trabalhos já finalizados. Cada artigo deverá conter de seis (06) a dez (10) páginas.

IX WORKSHOP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA - Seção de Short Papers

Os trabalhos apresentados no formato Short Paper serão os trabalhos ainda em andamento, sem resultados expressivos já obtidos. Cada artigo deverá conter de duas (02) a cinco (05) páginas.

A apresentação dos trabalhos selecionados VII Congresso de Inovação e Tecnologia será oral perante banca, por área.

A apresentação dos trabalhos selecionados para o IX Workshop de Iniciação Científica e Tecnológica será oral, em formato BANNER, perante comissão avaliadora, por área.

A apresentação de protótipos funcionais será bem-vinda

ÁREAS POTENCIAIS (sem limitar)

Os trabalhos submetidos deverão estar vinculados a uma das quatro grandes áreas citadas abaixo. As subáreas são sugestões. A submissão não precisa estar vinculada às subáreas.

Grande Área: Tecnologia da Informação e Comunicação

Focado na evolução da tecnologia da informação e comunicação, com subáreas como Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Redes de Computadores, Bancos de Dados, Visão Computacional, Desenvolvimento de Sistemas e Aplicações Web/Móveis, Sistemas Computacionais Embarcados, Computação em Nuvem, Segurança da Informação, Engenharia de Software, Interface Humano-Computador, Computação Gráfica, Tecnologia da Informação para Educação e Jogos Digitais.

Grande Área: Logística

Esta área aborda a eficiência do fluxo de materiais e informações, incluindo Logística Lean, Mapeamento de Valor Agregado (VSM), Logística Inbound e Outbound, Lean Thinking aplicada à Logística, Gestão Lean em Armazenagem e Transportes, Logística Reversa, Intralogística e Supply Chain.

Grande Área: Gestão da Produção Industrial

Voltado para a otimização de processos industriais e sistemas de produção. Inclui Gestão e Tecnologia de Sistemas de Produção e Operações, Planejamento e Controle da Produção (PPCP), Mecânica e Manutenção Industrial, Projeto de Fábrica, Gestão e Desenvolvimento do Produto, Gestão Econômica e de Custos, Ergonomia, Higiene e Segurança do Trabalho, Indústria 4.0, Sustentabilidade, Automação dos Sistemas Produtivos, Processos Produtivos e Métodos de Produção.

Grande Área: Gestão da Qualidade

Focada na aplicação de medidas de qualidade, com subáreas como Gestão da Inovação, Normatização da Qualidade, Controle Estatístico de Processos (CEP), Qualidade em Serviços, Sistemas de Gestão da Qualidade (Normas ISO), Metrologia, Gestão de Riscos, Pesquisa Operacional e Melhorias Contínuas, Auditoria, Certificação e Projetos de Inovação.

2. NORMAS:

    a. A inscrição do projeto poderá ser validada junto ao professor orientador do trabalho.

    b. Os projetos deverão ser escritos utilizando-se os templates disponíveis para download, de acordo com o padrão do trabalho a ser enviado.

    c. Os projetos deverão ser submetidos pela plataforma do Congresso de Inovação e Tecnologia e Workshop de Iniciação Científica e Tecnológica,na "ÁREA DO AUTOR", NÃO IDENTIFICADOS, para avaliação

    d. Antes da submissão dos projetos, todos os autores deverão ser cadastrados na plataforma, acessando o menu superior a direita, "ÁREA DO AUTOR".

    e. Cada aluno-autor poderá inscrever apenas um trabalho como autor principal (primeiro autor). Caso o aluno participe em mais de um trabalho, a sua participação será de aluno-autor no primeiro trabalho e colaborador nos demais. Por regra, o último autor deverá ser o orientador do trabalho.

    f. Só serão aceitos trabalhos não publicados, em qualquer tipo de mídia. Trabalhos submetidos que já tenham sido publicados serão considerados plágio e serão recusados.

    g. Os trabalhos submetidos serão encaminhados para pareceristas, indicados pelas Comissão Permanente de Iniciação Científica e Tecnológica da Fatec Lins - Professor Antonio Seabra, que terão sua identidade mantida em sigilo em todo o processo.

    h. Apenas os trabalhos indicados pelos pareceristas serão aprovados para a apresentação no Congresso. Em caso de sugestão de correções, essas serão remetidas aos autores e deverão ser devolvidos no prazo indicado e com as correções devidamente realizadas. Mesmo não havendo correções sugeridas, o autor deverá enviar nova versão Identificada, como indicado nos Templates

3. Preparação para a Submissão:

Cadastro dos Autores: Todos os autores devem se cadastrar na plataforma em "ÁREA DO AUTOR" (congresso.fateclins.edu.br).

* ATENÇÃO - No momento da submissão será necessário vincular o cadastro de cada autor, então SE ASSEGURE que todos os autores estejam cadastrados na plataforma do congresso.

Divisão dos eventos: No mesmo período ocorrerá o VI Congresso de Inovação e Tecnologia, e o VIII Workshop de Iniciação Científica e Tecnológica. Os autores devem escolher em qual evento desejam submeter o artigo.

VI Congresso de Inovação e Tecnologia – Destinado a trabalhos completos, enviados em formato FULL PAPER;

VIII Workshop de Iniciação Científica e Tecnológica – Destinado a trabalhos ou relatórios de projetos em andamento, enviados em formato SHORT PAPER;

Formatação do Artigo:O artigo deve ser formatado de acordo com os padrões do Congresso/Workshop. Utilize o Arquivo Modelo correspondente ao tipo de submissão: Short Paper ou Full Paper.

* ATENÇÃO - Artigos formatados fora dos padrões não serão aceitos.

- Arquivo Modelo (template) para Short Paper [TEMPLATE].

- Arquivo Modelo (template) para Full Paper [TEMPLATE].

Elaboração de Apresentação de Slides: Utilize o Arquivo Modelo (template) para criar uma apresentação em formato MS PowerPoint.

* ATENÇÃO - A apresentação de slides somente não será utilizada no caso de o trabalho ser enviado para o workshop (SHORT PAPER) em formato de apresentação presencial.

- Arquivo Modelo (template) para Elaboração de Apresentação de slides [TEMPLATE]..

3.1 Preparação para a Submissão:

Adicione o e-mail *congresso@fateclins.edu.br a lista de contatos em seu e-mail pessoal, a fim de evitar que comunicações relevantes sejam encaminhadas para a pasta de spam/lixo eletrônico

Formatos de apresentação: presencial. Alunos da FATEC Lins estão restringidos a somente enviar artigos em formato de apresentação presencial.

Um autor principal por trabalho

Para trabalhos submetidos para o workshop, o Professor Orientador deve figurar na última posição da lista de autores.

Necessidade de Professor Orientador para trabalhos submetidos para o workshop.

Apenas trabalhos inéditos serão aceitos.

Limite de 5 autores por trabalho (incluindo Professor Orientador).

Submissão inicial do arquivo do artigo SEM o nome dos autores. A proposta é que os editores façam revisão as cegas, isto é, sem conhecer os autores do trabalho.

A apresentação de protótipos funcionais é bem-vinda.

4. Instruções Específicas de submissão:

Atividades após a Submissão:

Caso aprovado o trabalho para a seção short paper, o banner de apresentação deverá ser desenvolvido segundo o modelo disponível abaixo.

- Arquivo Modelo (template) para Banner [TEMPLATE]

Aguarde maiores instruções por e-mail

DATAS IMPORTANTES

Início da submissão de artigos: 12/08/2024 PRORROGADO até 12/10/2024

Deadline para submissão de artigos: 12/10/2024.
- Submissão via site do Congresso de Inovação e Tecnologia e Workshop de Iniciação Científica e Tecnológica - Fatec Lins (ÁREA DO AUTOR)

Liberação para avaliação:contínuo até 12/10/2024.
- Avaliação via site do Congresso de Inovação e Workshop de Iniciação Científica e Tecnológica - Fatec Lins

Devolução das avaliações:28/10/2024.

Publicação dos artigos aceitos e envio para as considerações até: 30/10/2024.

Deadline para devolução dos artigos corrigidos: :05/11/2024.

Publicação da escala de apresentações: 11/11/2024.

Solicitamos que os banners referente aos artigos aprovados Short Paper sejam entregues à organização do evento na quarta-feira, 13 de novembro de 2024, até as 19h30. Para os autores de outras cidades que chegarão apenas na quinta-feira, o prazo de entrega será até as 18h.

APRESENTAÇÕES: PRESENCIAL: 13 e 14 DE NOVEMBRO DE 2024.

Outras eventuais dúvidas poderão ser sanadas pelo e-mail: congresso@fateclins.edu.br

Full Paper

Escala das apresentações dos trabalhos Aprovados - Full Paper - Congresso Fatec Lins - 2024

Os arquivos de apresentação (slide) Full Paper deverão ser enviados no e-mail congresso@fateclins.edu.br até 12h do dia 13/11/2024

Os arquivos de apresentação deverão ser enviados no e-mail: congresso@fateclins.edu.br até 12h do dia 13/11/2024

Observação ---> Levar uma cópia para que caso ocorra algum problema técnico poderá ser utilizada

Título Sala Data Horário
A corrida das gigantes da tecnologia na fabricação de chips e dispositivos com IA integrada SALA I 13/nov 21:30
A evolução do comércio eletrônico na era digital: O futuro das compras online SALA II 13/nov 21:30
Análise acústica de ambientes educacionais e propostas de melhorias baseadas na ABNT NBR 10152:2017 SALA III 13/nov 21:30
Análise de problemas operacionais e propostas de soluções em uma empresa de hortifruti: Foco na separação de pedidos SALA IV 13/nov 21:30
Aplicação de algoritmos genéticos para a correção de medições de espessuras na galvanização: Soluções para a variabilidade e melhoria da precisão SALA I 13/nov 21:45
Aplicação do CEP na gestão da qualidade de produtos lácteos: Análise das alterações microbiológicas, físico-químicas e sensoriais durante o shelf life SALA II 13/nov 21:45
Avaliação automatizada da qualidade da carne bovina utilizando técnicas de processamento de imagem e aprendizado de máquina no contexto do SGQ SALA III 13/nov 21:45
Biblioteca virtual para instituições de ensino infantil SALA IV 13/nov 21:45
Biodigestor com inóculo de resíduos fecais caninos SALA I 13/nov 22:00
Comparativo de performance em redes empresariais com o advento de VLANs SALA II 13/nov 22:00
Desenvolvimento de uma plataforma de robô móvel teleoperada SALA IV 13/nov 22:00
EspaçoGeek: Desenvolvimento de aplicação web para gerenciamento de conteúdo geek SALA I 13/nov 22:15
Estudo e análise de aplicação das teorias psicofísicas na avaliação da percepção de intensidade física: Uma abordagem qualitativa e quantitativa SALA II 13/nov 22:15
Estudo sobre o avanço tecnológico utilizado nas placas de vídeo para renderização e execução dos jogos digitais SALA III 13/nov 22:15
Gestão da manutenção em uma empresa do setor sucroalcooleiro SALA IV 13/nov 22:15
Humanos digitais: O impacto da transformação digital no comportamento humano e nas relações sociais SALA I 14/nov 20:50
Simulação computacional da produção de biogás a partir de material orgânico bovino e avícola por digestão anaeróbica SALA II 14/nov 20:50
Otimismo tecnológico na era da IA SALA III 14/nov 20:50
Otimização de alto-falantes através de simulações computacionais integradas: Análise multidisciplinar e desenvolvimento eficiente SALA I 14/nov 21:05
Redes de condutância adaptativas do sistema Physarum polycephalum associadas à propagação de trincas: Aspectos da biomimética SALA II 14/nov 21:05
Simulação computacional do crescimento de micélio no processo de digestão anaeróbica: Otimização da produção de biogás SALA III 14/nov 21:05
Sistema de adaptação para otimização de consumo e desempenho de veículos automotores SALA I 14/nov 21:20
Um relato de experiências com GeoGebra na exploração de números figurados SALA II 14/nov 21:20

Escala das apresentações dos trabalhos Aprovados - Short Paper - Congresso Fatec Lins - 2024

Escala das apresentações dos trabalhos Aprovados - Short Paper - Congresso Fatec Lins - 2024

Título Tipo Sala Data Horário
A importância das ferrovias para economia brasileira: Desafios e oportunidades Short Paper SALA IV 14/nov 20:50
A infraestrutura ferroviária brasileira e sua competitividade internacional Short Paper SALA IV 14/nov 20:50
A integração do transporte ferroviário com outros modais: Estratégias para uma logística eficiente Short Paper SALA IV 14/nov 20:50
Comparação entre o transporte ferroviário e rodoviário: Custos, eficiência e sustentabilidade Short Paper SALA IV 14/nov 20:50
Desempenho do SSD em detecção de objetos: Limitações, casos de falha e propostas de otimização Short Paper SALA IV 14/nov 20:50
O impacto da modernização das ferrovias na logística de transporte de cargas Short Paper SALA IV 14/nov 20:50
O papel das bicicletas e outros modais leves na mobilidade urbana sustentável Short Paper SALA IV 14/nov 20:50
O papel das ferrovias na exportação de commodities agrícolas Short Paper SALA IV 14/nov 20:50
O papel das ferrovias no desenvolvimento regional: Casos de sucesso e desafios Short Paper SALA IV 14/nov 20:50
Práticas para elaboração de projetos de PD&I: Um estudo de modelos e estratégias para submissão a órgãos de fomento Short Paper SALA IV 14/nov 20:50
Todos os direitos reservados - Faculdade de Tecnologia de Lins Professor Antonio Seabra - Fatec Lins
Estrada Mário Covas Junior (Lins - Guaimbê), Km 1 - Vila Guararapes - CEP: 16403-025 - Lins/SP
Desenvolvido por Prof. Anderson Pazin - 2015 - 2021