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Congresso de Inovação e Tecnologia
Workshop Iniciação Científica e Tecnológica

IV Congresso de Inovação e Tecnologia
VI Workshop de Iniciação Científica e Tecnológica
25 e 26 de Maio 2021

ORIENTAÇÕES E NORMAS

O EVENTO (ON-LINE)

A Fatec Lins – Professor Antônio Seabra realizará nos dias 25 e 26 de maio de 2021, a quarta edição do Congresso de Inovação e Tecnologia e a sexta edição de seu Workshop de Iniciação Científica e Tecnológica. O principal objetivo dos eventos é fomentar nos discentes das mais diversas instituições de ensino, o espírito da investigação científica e tecnológica.

Os trabalhos aceitos serão publicados nos Anais Eletrônicos do evento (desde que apresentados por seus autores segundo o formato de apresentação indicado para cada tipo de trabalho).

Os trabalhos aceitos para atividade de apresentação o serão em modalidade on-line na plataforma de comunicação Discord, durante as datas de execução dos referidos eventos, conforme agenda de apresentação a ser publicada oportunamente.

FORMATOS DE APRESENTAÇÃO

IV CONGRESSO DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA - Seção de Full Papers

Os trabalhos apresentados no formato Full Paper são aqueles que estão em estágio avançado de desenvolvimento, possuindo resultados para apresentação ou já finalizados. Os artigos neste formato deverão conter o mínimo seis (06) e no máximo de dez (10) páginas (incluindo no montante os elementos textuais do trabalho e as referências), seguindo o modelo apresentado em formato MS Word ou em PDF.. (Importante: trabalhos enviados fora do padrão de formatação exigido no modelo do evento não serão aceitos).

VI WORKSHOP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA - Seção de Short Papers

Os trabalhos apresentados no formato Short Paper são aqueles que estão em andamento, ainda sem resultados expressivos e, portanto, frutos de pesquisas ainda não finalizadas ou em estágio inicial. Cada artigo neste formato deverá conter o mínimo de duas (02) e no máximo quatro (04) páginas (incluindo no montante os elementos textuais do trabalho e as referências), seguindo o modelo apresentado em formato MS Word ou em PDF.

ÁREAS DE INTERESSE

Os trabalhos submetidos aos eventos científicos supracitados deverão estar vinculados a uma das quatro grandes áreas citadas a seguir. As subáreas, entretanto, são sugestões e, assim sendo, a submissão não precisa estar vinculada a essas subcategorias.

Grande Área: Tecnologia da Informação e Comunicação
Subáreas: Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Redes de Computadores e Comunicação de Dados, Bancos de Dados, Visão Computacional e Reconhecimento de Padrões, Desenvolvimento de Sistemas de Informação, Desenvolvimento de Aplicações Web, Desenvolvimento de Aplicações Móveis, Sistemas Computacionais Embarcados, Computação em Nuvem, Segurança da Informação, Engenharia de Software, Interface Humano Computador, Computação Gráfica, Tecnologia da Informação para Educação, Jogos Digitais.

Grande Área: Logística
Subáreas:Logística Lean, Mapeamento de Valor Agregado (VSM), Logística Inbounde Outbound, Lean Thinking Aplicada à Logística, Gestão Lean em Armazenagem e Transportes, Logística Reversa, Intralogística, Supply Chain.

Grande Área: Gestão da Produção Industrial
Subáreas: Gestão e Tecnologia de Sistemas de Produção e Operações, Planeamento, Programação e Controle da Produção (PPCP), Mecânica e Manutenção Industrial, Projeto de Fábrica, Gestão e Processo de Desenvolvimento do Produto, Gestão Econômica e de Custos, Ergonomia, Gestão de Higiene e Segurança do Trabalho, Indústria 4.0, Gestão da Sustentabilidade, Automação dos Sistemas Produtivos, Processos Produtivos, Métodos de Produção.

Grande Área: Gestão da Qualidade
Subáreas: Gestão da Inovação, Normatização da Qualidade, Controle Estatístico de Processos (CEP), Qualidade em Serviços, Sistemas de Gestão da Qualidade (Normas ISO), Metrologia Legal e Científica, Gestão de Riscos, Pesquisa Operacional e Melhorias Contínuas, Auditoria e Certificação, Gestão e Projetos de Inovação.

NORMAS DE SUBMISSÃO:

Nesta seção serão apresentadas as normas de submissão de trabalhos ao Congresso e Workshop Científicos da Fatec Lins. Leia atentamente cada item execute a sua inscrição seguindo criteriosamente cada uma das instruções para que a sua submissão de trabalho seja efetivada com sucesso.

Atividades anteriores à Submissão

    - Todos os autores envolvidos no trabalho deverão ser cadastrados na plataforma do Congresso para que a submissão possa ocorrer. Isso deve ser feito por meio do acesso à página inicial do website do Congresso (congresso.fateclins.edu.br), observando, no cabeçalho da página, do lado direito, o link com a inscrição "ÁREA DO AUTOR". Informe o endereço de e-mail do autor e siga as instruções de cadastro.

    - O autor principal que irá efetivar a submissão do artigo no sistema web do Congresso, deverá também criar uma conta pessoal no website da ferramenta de comunicação Discord (caso não saiba como, use este [LINK] como tutorial). Após a criação de seu usuário, anote o valor do seu ID (identificador de usuário), pois essa informação será solicitada no momento de efetuar a inscrição do trabalho. O seu ID possui um formato parecido com joao.silva#1961 e geralmente se encontra no canto inferior esquerdo da tela do Discord.

    - O artigo referente ao trabalho (seja para a seção de short ou full paper), deverá ser formatado completamente dentro dos padrões do Congresso/Workshop Científicos. Para isso, procure pelo link do arquivo de modelo (ou template) correspondente ao tipo de submissão desejada e repasse todo o seu texto para os padrões de formatação assinalados no modelo. É importante destacar que os padrões de formatação se encontram disponíveis como Estilos do MS-Word no arquivo de modelo. Além disso, uma observação importante: arquivos de trabalhos submetidos que não estejam em conformidade com os padrões solicitados serão descartados da possibilidade de publicação nos anais eletrônicos dos eventos científicos aqui referidos.

      - Arquivo Modelo (template) para Short Paper [TEMPLATE].

      - Arquivo Modelo (template) para Full Paper [TEMPLATE]

    - Para completar os requisitos de submissão, crie, a partir do arquivo modelo (template) oferecido pela Comissão Organizadora do Congresso, um arquivo de slides de apresentação em formato MS Powerpoint o qual contenha um resumo de todo conteúdo estrutural (introdução, objetivo, metodologia, resultados, conclusão e referências) e importante do seu trabalho.
    - Arquivo Modelo (template) para Elaboração de Apresentação de slides [TEMPLATE].

    - O arquivo de eslaides de apresentação será utilizado para o autor que for apresentar o trabalho criar um vídeo gravado com ferramenta de captura de tela (sugestão de ferramenta Loom [LINK]), áudio e imagem (opcional) do autor, o qual deverá possuir o tempo máximo de até 10 minutos. Ao finalizar a gravação e/ou edição de seu vídeo de apresentação, será necessário carregá-lo (upload) no YouTube em sua conta pessoal como um vídeo não listado. Copie e salve o link criado para o seu vídeo, pois o mesmo será solicitado no momento do cadastro de seu trabalho.
    - Importante notar que este vídeo será usado pelo revisor/avaliador do trabalho no momento de verificar se o trabalho está apto apenas para apresentação ou para apresentação e publicação nos anais do Congresso.

    - O arquivo manuscrito de seu artigo a ser submetido para o Congresso/Workshop deve estar SEM o nome dos autores e respectivas afiliações institucionais, pois, o procedimento de revisão dos eventos será o de avaliação às cegas (ou Blind Review).

    Observações importantes a saber antes da submissão de seu trabalho:

      - Cada autor poderá inscrever apenas um trabalho como autor principal (primeiro autor). Caso o autor participe em mais de um trabalho, o tipo de sua inscrição será de autor no primeiro trabalho e de colaborador (ou coautor) nos demais. Por regra, é necessário identificar um autor como Professor Orientador do trabalho.

      - A inscrição efetuada do trabalho deverá ser validada junto ao Professor Orientador do trabalho por meio de mensagem de e-mail de confirmação enviada automaticamente pelo sistema web do Congresso/Workshop

      - Só serão aceitos trabalhos inéditos, ou seja, que não foram publicados em qualquer outro veículo de divulgação técnico ou científico. Trabalhos submetidos que já tenham sido publicados em outras ocasiões serão imediatamente recusados.

      - Não haverá número limite de autores para cada trabalho submetido ao Congresso/Workshop

Atividades durante à Submissão

    - Os projetos deverão ser submetidos por meio da plataforma web do Congresso de Inovação e Tecnologia e Workshop de Iniciação Científica e Tecnológica. Para isso, acesse por meio do cabeçalho da página na parte superior, do lado direito, o link "ÁREA DO AUTOR". Faça o seu logon com seu e-mail e senha cadastros. Ao entrar no sistema web, observe do lado inferior esquerdo uma divisão com a inscrição Submissão de Artigos, informe os dados de identificação básicos do artigo, clique nas abas subsequentes e informe palavras-chave, autores, arquivo do seu artigo e outras informações.

    - Informar na divisão de Submissão de Artigos o seu ID de usuário no Discord.

    - Ainda na divisão Submissão de Artigos, informar o link do seu vídeo de apresentação do trabalho no YouTube no campo solicitado. No local onde se informa o link o autor deverá assinalar a opção “Sim”, aceitando o termo comum de autorização de uso de direitos de áudio e imagem do vídeo produzido como conteúdo público que será carregado para o canal do YouTube da Fatec Lins ou do Congresso.

    - Finalize o preenchimento de todos os dados solicitados na Submissão de Artigos, confirme e salve a sua submissão e aguarde o contato da Comissão Organizadora por e-mail com as orientações e confirmações para as próximas etapas.

Atividades após à Submissão

    - Os trabalhos submetidos serão encaminhados para pareceristas Ad Hoc indicados pela Comissão Permanente de Pesquisa e Iniciação Científica e Tecnológica da Fatec Lins - Professor Antonio Seabra, cuja identidade será mantida em sigilo durante todo o processo avaliativo.

    - Apenas os trabalhos indicados pelos pareceristas serão aprovados para a apresentação no Congresso. Caso haja sugestões de correções dos avaliadores, essas serão remetidas aos autores e os trabalhos deverão ser devolvidos no prazo indicado na página do regulamento com as correções devidamente realizadas. Mesmo não havendo correções sugeridas, o autor deverá enviar uma nova versão do artigo identificada com os nomes de todos os autores, e-mails e afiliação institucional dos mesmos, conforme indicado nos arquivos modelo (Template Final Artigo).

    - Os vídeos dos trabalhos aceitos serão expostos numa playlist do canal oficial do Congresso ou da Fatec Lins dias antes do evento para apreciação dos participantes, alunos e público geral interessado em assistir as sessões de apresentação dos trabalhos nos dias do Congresso.

    - A apresentação dos trabalhos selecionados para o Congresso de Inovação e Tecnologia será em modalidade on-line, oral, perante uma banca examinadora liderada por um Professor Presidente da sessão (Chair). A apresentação dos trabalhos será de forma separada por Grande Área.

    - A apresentação dos trabalhos selecionados para o Workshop de Iniciação Científica e Tecnológica também será em modalidade on-line seguindo os mesmos critérios de configuração já explanados para o Congresso.

    - Durante a apresentação, o autor principal e seu trabalho serão qualificados e conduzidos pelo Professor Presidente da sessão correspondente e então os membros da banca examinadora irão proferir comentários, podendo haver perguntas ao autor. É importante destacar que a apresentação on-line sincronizada de cada trabalho durará no máximo 10 minutos.

DATAS IMPORTANTES

Início da submissão de artigos: 03/03/2021

Deadline para submissão de artigos: 20/04/2021 (prorrogado)
- Submissão via site do Congresso de Inovação e Tecnologia e Workshop de Iniciação Científica e Tecnológica - Fatec Lins (ÁREA DO AUTOR)

Liberação para avaliação: 24/04/2021
- Avaliação via site do Congresso de Inovação e Workshop de Iniciação Científica e Tecnológica - Fatec Lins

Devolução das avaliações:03/05/2021.

Publicação dos artigos aceitos e envio para as considerações: 05/05/2021.

Deadline para devolução dos artigos corrigidos: :15/05/2021.

Publicação da escala de apresentações: 18/05/2021.

APRESENTAÇÕES ON-LINE: 25 E 26 DE MAIO DE 2021
- A entrega dos certificados para os participantes será realizada apenas aos trabalhos nos quais um dos autores esteve presente perante a banca examinadora na sessão de apresentação on-line. Os coautores dos trabalhos apresentados também recebem certificados.

Outras eventuais dúvidas poderão ser sanadas pelo e-mail: congresso@fateclins.edu.br

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