1. O EVENTO
A Fatec Lins – Professor Antônio Seabra realizará nos dias 13 e 14 de Novembro de 2024, a sétima edição do seu Congresso de Inovação e Tecnologia e a nova edição de seu Workshop de Iniciação Científica e Tecnológica. O principal objetivo do evento é fomentar nos discentes das mais diversas instituições de ensino, o espírito da investigação científica e tecnológica.
Os trabalhos aceitos serão publicados em Anais Eletrônicos (desde que apresentados por seus autores segundo o formato de apresentação indicado para trabalho).
FORMATOS DE APRESENTAÇÃO:
VII CONGRESSO DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA - Seção de Full Papers
Os trabalhos apresentados no formato Full Paper serão os trabalhos já em estado avançado de desenvolvimento e já possuindo resultados para apresentação ou trabalhos já finalizados. Cada artigo deverá conter de seis (06) a dez (10) páginas.
IX WORKSHOP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA - Seção de Short Papers
Os trabalhos apresentados no formato Short Paper serão os trabalhos ainda em andamento, sem resultados expressivos já obtidos. Cada artigo deverá conter de duas (02) a cinco (05) páginas.
A apresentação dos trabalhos selecionados VII Congresso de Inovação e Tecnologia será oral perante banca, por área.
A apresentação dos trabalhos selecionados para o IX Workshop de Iniciação Científica e Tecnológica será oral, em formato BANNER, perante comissão avaliadora, por área.
A apresentação de protótipos funcionais será bem-vinda
ÁREAS POTENCIAIS (sem limitar)
Os trabalhos submetidos deverão estar vinculados a uma das quatro grandes áreas citadas abaixo. As subáreas são sugestões. A submissão não precisa estar vinculada às subáreas.
Grande Área: Tecnologia da Informação e Comunicação
Focado na evolução da tecnologia da informação e comunicação, com subáreas como Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Redes de Computadores, Bancos de Dados, Visão Computacional, Desenvolvimento de Sistemas e Aplicações Web/Móveis, Sistemas Computacionais Embarcados, Computação em Nuvem, Segurança da Informação, Engenharia de Software, Interface Humano-Computador, Computação Gráfica, Tecnologia da Informação para Educação e Jogos Digitais.
Grande Área: Logística
Esta área aborda a eficiência do fluxo de materiais e informações, incluindo Logística Lean, Mapeamento de Valor Agregado (VSM), Logística Inbound e Outbound, Lean Thinking aplicada à Logística, Gestão Lean em Armazenagem e Transportes, Logística Reversa, Intralogística e Supply Chain.
Grande Área: Gestão da Produção Industrial
Voltado para a otimização de processos industriais e sistemas de produção. Inclui Gestão e Tecnologia de Sistemas de Produção e Operações, Planejamento e Controle da Produção (PPCP), Mecânica e Manutenção Industrial, Projeto de Fábrica, Gestão e Desenvolvimento do Produto, Gestão Econômica e de Custos, Ergonomia, Higiene e Segurança do Trabalho, Indústria 4.0, Sustentabilidade, Automação dos Sistemas Produtivos, Processos Produtivos e Métodos de Produção.
Grande Área: Gestão da Qualidade
Focada na aplicação de medidas de qualidade, com subáreas como Gestão da Inovação, Normatização da Qualidade, Controle Estatístico de Processos (CEP), Qualidade em Serviços, Sistemas de Gestão da Qualidade (Normas ISO), Metrologia, Gestão de Riscos, Pesquisa Operacional e Melhorias Contínuas, Auditoria, Certificação e Projetos de Inovação.
2. NORMAS:
a. A inscrição do projeto poderá ser validada junto ao professor orientador do trabalho.
b. Os projetos deverão ser escritos utilizando-se os templates disponíveis para download, de acordo com o padrão do trabalho a ser enviado.
c. Os projetos deverão ser submetidos pela plataforma do Congresso de Inovação e Tecnologia e Workshop de Iniciação Científica e Tecnológica,na "ÁREA DO AUTOR", NÃO IDENTIFICADOS, para avaliação
d. Antes da submissão dos projetos, todos os autores deverão ser cadastrados na plataforma, acessando o menu superior a direita, "ÁREA DO AUTOR".
e. Cada aluno-autor poderá inscrever apenas um trabalho como autor principal (primeiro autor). Caso o aluno participe em mais de um trabalho, a sua participação será de aluno-autor no primeiro trabalho e colaborador nos demais. Por regra, o último autor deverá ser o orientador do trabalho.
f. Só serão aceitos trabalhos não publicados, em qualquer tipo de mídia. Trabalhos submetidos que já tenham sido publicados serão considerados plágio e serão recusados.
g. Os trabalhos submetidos serão encaminhados para pareceristas, indicados pelas Comissão Permanente de Iniciação Científica e Tecnológica da Fatec Lins - Professor Antonio Seabra, que terão sua identidade mantida em sigilo em todo o processo.
h. Apenas os trabalhos indicados pelos pareceristas serão aprovados para a apresentação no Congresso. Em caso de sugestão de correções, essas serão remetidas aos autores e deverão ser devolvidos no prazo indicado e com as correções devidamente realizadas. Mesmo não havendo correções sugeridas, o autor deverá enviar nova versão Identificada, como indicado nos Templates
3. Preparação para a Submissão:
Cadastro dos Autores: Todos os autores devem se cadastrar na plataforma em "ÁREA DO AUTOR" (congresso.fateclins.edu.br).
* ATENÇÃO - No momento da submissão será necessário vincular o cadastro de cada autor, então SE ASSEGURE que todos os autores estejam cadastrados na plataforma do congresso.
Divisão dos eventos: No mesmo período ocorrerá o VI Congresso de Inovação e Tecnologia, e o VIII Workshop de Iniciação Científica e Tecnológica. Os autores devem escolher em qual evento desejam submeter o artigo.
VI Congresso de Inovação e Tecnologia – Destinado a trabalhos completos, enviados em formato FULL PAPER;
VIII Workshop de Iniciação Científica e Tecnológica – Destinado a trabalhos ou relatórios de projetos em andamento, enviados em formato SHORT PAPER;
Formatação do Artigo:O artigo deve ser formatado de acordo com os padrões do Congresso/Workshop. Utilize o Arquivo Modelo correspondente ao tipo de submissão: Short Paper ou Full Paper.
* ATENÇÃO - Artigos formatados fora dos padrões não serão aceitos.
- Arquivo Modelo (template) para Short Paper [TEMPLATE].
- Arquivo Modelo (template) para Full Paper [TEMPLATE].
Elaboração de Apresentação de Slides: Utilize o Arquivo Modelo (template) para criar uma apresentação em formato MS PowerPoint.
* ATENÇÃO - A apresentação de slides somente não será utilizada no caso de o trabalho ser enviado para o workshop (SHORT PAPER) em formato de apresentação presencial.
- Arquivo Modelo (template) para Elaboração de Apresentação de slides [TEMPLATE]..
3.1 Preparação para a Submissão:
Adicione o e-mail *congresso@fateclins.edu.br a lista de contatos em seu e-mail pessoal, a fim de evitar que comunicações relevantes sejam encaminhadas para a pasta de spam/lixo eletrônico
Formatos de apresentação: presencial. Alunos da FATEC Lins estão restringidos a somente enviar artigos em formato de apresentação presencial.
Um autor principal por trabalho
Para trabalhos submetidos para o workshop, o Professor Orientador deve figurar na última posição da lista de autores.
Necessidade de Professor Orientador para trabalhos submetidos para o workshop.
Apenas trabalhos inéditos serão aceitos.
Limite de 5 autores por trabalho (incluindo Professor Orientador).
Submissão inicial do arquivo do artigo SEM o nome dos autores. A proposta é que os editores façam revisão as cegas, isto é, sem conhecer os autores do trabalho.
A apresentação de protótipos funcionais é bem-vinda.
4. Instruções Específicas de submissão:
Atividades após a Submissão:
Caso aprovado o trabalho para a seção short paper, o banner de apresentação deverá ser desenvolvido segundo o modelo disponível abaixo.
- Arquivo Modelo (template) para Banner [TEMPLATE]
Aguarde maiores instruções por e-mail
DATAS IMPORTANTES
Início da submissão de artigos: 12/08/2024 PRORROGADO até 12/10/2024
Deadline para submissão de artigos: 12/10/2024.
- Submissão via site do Congresso de Inovação e Tecnologia e Workshop de Iniciação Científica e Tecnológica - Fatec Lins (ÁREA DO AUTOR)
Liberação para avaliação:contínuo até 12/10/2024.
- Avaliação via site do Congresso de Inovação e Workshop de Iniciação Científica e Tecnológica - Fatec Lins
Devolução das avaliações:28/10/2024.
Publicação dos artigos aceitos e envio para as considerações até: 30/10/2024.
Deadline para devolução dos artigos corrigidos: :05/11/2024.
Publicação da escala de apresentações: 11/11/2024.
Solicitamos que os banners referente aos artigos aprovados Short Paper sejam entregues à organização do evento na quarta-feira, 13 de novembro de 2024, até as 19h30. Para os autores de outras cidades que chegarão apenas na quinta-feira, o prazo de entrega será até as 18h.
APRESENTAÇÕES: PRESENCIAL: 13 e 14 DE NOVEMBRO DE 2024.
Outras eventuais dúvidas poderão ser sanadas pelo e-mail: congresso@fateclins.edu.br