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Congresso de Inovação e Tecnologia
Workshop Iniciação Científica e Tecnológica

V Congresso de Inovação e Tecnologia
VII Workshop de Iniciação Científica e Tecnológica
16, 17 e 18 de Novembro 2022

ORIENTAÇÕES E NORMAS

NORMAS DE SUBMISSÃO:

Nesta seção serão apresentadas as normas de submissão de trabalhos ao Congresso e Workshop Científicos da Fatec Lins. Leia atentamente cada item execute a sua inscrição seguindo criteriosamente cada uma das instruções para que a sua submissão de trabalho seja efetivada com sucesso.

Atividades anteriores à Submissão

    - Todos os autores envolvidos no trabalho deverão ser cadastrados na plataforma do Congresso para que a submissão possa ocorrer. Isso deve ser feito por meio do acesso à página inicial do website do Congresso (congresso.fateclins.edu.br), observando, no cabeçalho da página, do lado direito, o link com a inscrição "ÁREA DO AUTOR". Informe o endereço de e-mail do autor e siga as instruções de cadastro.

    - O artigo referente ao trabalho (seja para a seção de short ou full paper), deverá ser formatado completamente dentro dos padrões do Congresso/Workshop Científicos. Para isso, procure pelo link do arquivo de modelo (ou template) correspondente ao tipo de submissão desejada e repasse todo o seu texto para os padrões de formatação assinalados no modelo. É importante destacar que os padrões de formatação se encontram disponíveis como Estilos do MS-Word no arquivo de modelo. Além disso, uma observação importante: arquivos de trabalhos submetidos que não estejam em conformidade com os padrões solicitados serão descartados da possibilidade de publicação nos anais eletrônicos dos eventos científicos aqui referidos.. Caso aprovado o trabalho para a seção short paper, o banner de apresentação deverá ser desenvolvido segundo o modelo disponível abaixo.

      - Arquivo Modelo (template) para Short Paper [TEMPLATE].

      - Arquivo Modelo (template) para Full Paper [TEMPLATE]

      - Arquivo Modelo (template) para Banner [TEMPLATE]

    - Para completar os requisitos de submissão, crie, a partir do arquivo modelo (template) oferecido pela Comissão Organizadora do Congresso, um arquivo de slides de apresentação em formato MS Powerpoint o qual contenha um resumo de todo conteúdo estrutural (introdução, objetivo, metodologia, resultados, conclusão e referências) e importante do seu trabalho.

      - Arquivo Modelo (template) para Elaboração de Apresentação de slides [TEMPLATE].

    Observações importantes a saber antes da submissão de seu trabalho:

      - O congresso/workshop contará com apresentações de trabalhos em formato presencial e on-line. O formato de apresentação presencial será restrito a trabalhos desenvolvidos por autores que sejam membros do corpo discente e docente da FATEC Lins. Enquanto o formato para apresentação on-line será restrito a autores vinculados a outras instituições.

      - Cada autor poderá inscrever apenas um trabalho como autor principal (primeiro autor). Caso o autor participe em mais de um trabalho, o tipo de sua inscrição será de autor no primeiro trabalho e de colaborador (ou coautor) nos demais. Por regra, é necessário identificar um autor como Professor Orientador do trabalho.

      - A inscrição efetuada do trabalho deverá ser validada junto ao Professor Orientador do trabalho por meio de mensagem de e-mail de confirmação enviada automaticamente pelo sistema web do Congresso/Workshop

      - Só serão aceitos trabalhos inéditos, ou seja, que não foram publicados em qualquer outro veículo de divulgação técnico ou científico. Trabalhos submetidos que já tenham sido publicados em outras ocasiões serão imediatamente recusados.

      - Não haverá número limite de autores para cada trabalho submetido ao Congresso/Workshop

    Antes da submissão (para trabalhos on-line)

      - O autor apresentador deverá desenvolver uma apresentação com base no modelo para elaboração de apresentação de slides [TEMPLATE]. Após criada a apresentação, o autor deverá gravar um vídeo em que apareça o slide de apresentação com a narração do autor apresentador com uma duração máxima de até 10 minutos. Para tal, sugere-se a ferramenta para gravação com ferramenta de captura de tela Loom [LINK]. O autor poderá, opcionalmente, gravar o vídeo com a imagem do apresentador. Ao finalizar a gravação e/ou edição de seu vídeo de apresentação, será necessário carregá-lo (upload) no YouTube em sua conta pessoal como um vídeo não listado. Copie e salve o link criado para o seu vídeo, pois ele será solicitado no momento da submissão de seu trabalho.

      - Importante notar que este vídeo será usado pelo revisor/avaliador do trabalho no momento de verificar se o trabalho está apto apenas para apresentação ou para apresentação e publicação nos anais do Congresso.

    - O arquivo manuscrito de seu artigo a ser submetido para o Congresso/Workshop deve estar SEM o nome dos autores e respectivas afiliações institucionais, pois, o procedimento de revisão dos eventos será o de avaliação às cegas (ou Blind Review).

Atividades durante à Submissão (para trabalhos presenciais)

    - Os projetos deverão ser submetidos por meio da plataforma web do Congresso de Inovação e Tecnologia e Workshop de Iniciação Científica e Tecnológica. Para isso, acesse por meio do cabeçalho da página na parte superior, do lado direito, o link "ÁREA DO AUTOR". Faça o seu logon com seu e-mail e senha cadastros. Ao entrar no sistema web, observe do lado inferior esquerdo uma divisão com a inscrição Submissão de Artigos, informe os dados de identificação básicos do artigo, clique nas abas subsequentes e informe palavras-chave, autores, arquivo do seu artigo e outras informações.

    - Finalize o preenchimento de todos os dados solicitados na Submissão de Artigos, confirme e salve a sua submissão e aguarde o contato da Comissão Organizadora por e-mail com as orientações e confirmações para as próximas etapas.

Atividades durante à Submissão (para trabalhos on-line)

    - Os projetos deverão ser submetidos por meio da plataforma web do Congresso de Inovação e Tecnologia e Workshop de Iniciação Científica e Tecnológica. Para isso, acesse por meio do cabeçalho da página na parte superior, do lado direito, o link "ÁREA DO AUTOR". Faça o seu logon com seu e-mail e senha cadastros. Ao entrar no sistema web, observe do lado inferior esquerdo uma divisão com a inscrição Submissão de Artigos, informe os dados de identificação básicos do artigo, clique nas abas subsequentes e informe palavras-chave, autores, arquivo do seu artigo e outras informações.

    - Ainda na divisão Submissão de Artigos, informar o link do seu vídeo de apresentação do trabalho no YouTube no campo solicitado. No local onde se informa o link o autor deverá assinalar a opção “Sim”, aceitando o termo comum de autorização de uso de direitos de áudio e imagem do vídeo produzido como conteúdo público que será carregado para o canal do YouTube da Fatec Lins ou do Congresso.

    - Finalize o preenchimento de todos os dados solicitados na Submissão de Artigos, confirme e salve a sua submissão e aguarde o contato da Comissão Organizadora por e-mail com as orientações e confirmações para as próximas etapas.

Atividades após à Submissão (trabalhos presenciais)

    - Os trabalhos submetidos serão encaminhados para pareceristas Ad Hoc indicados pela Comissão Permanente de Pesquisa e Iniciação Científica e Tecnológica da Fatec Lins - Professor Antonio Seabra, cuja identidade será mantida em sigilo durante todo o processo avaliativo.

    - Apenas os trabalhos indicados pelos pareceristas serão aprovados para a apresentação no Congresso. Caso haja sugestões de correções dos avaliadores, essas serão remetidas aos autores e os trabalhos deverão ser devolvidos no prazo indicado na página do regulamento com as correções devidamente realizadas. Mesmo não havendo correções sugeridas, o autor deverá enviar uma nova versão do artigo identificada com os nomes de todos os autores, e-mails e afiliação institucional dos mesmos, conforme indicado nos arquivos modelo (Template Final Artigo).

    - A apresentação dos trabalhos selecionados para o Congresso de Inovação e Tecnologia será oral, em sala da FATEC Lins, perante uma banca examinadora liderada por um Professor Presidente da sessão (Chair). A apresentação dos trabalhos será de forma separada por Grande Área. A divulgação da separação de trabalhos por sala será realizada posteriormente.

    - Durante a apresentação no Congresso de Inovação e Tecnologia, o autor apresentador e seu trabalho serão qualificados e conduzidos pelo Professor Presidente da sessão correspondente e então os membros da banca examinadora irão proferir comentários, podendo haver perguntas ao autor. É importante destacar que a apresentação de cada trabalho durará no máximo 10 minutos.

    - A apresentação dos trabalhos selecionados para o Workshop de Iniciação Científica e Tecnológica será em formato Banner, por área. A impressão e fixação do Banner no local destino será de responsabilidade do autor apresentador.

    - Durante o período referenciado para apresentação no Workshop de Iniciação Científica e Tecnológica, os membros da comissão avaliadora irão analisar o Banner fixado, podendo haver perguntas ao autor apresentador.

    -A apresentação de protótipos funcionais será bem-vinda

Atividades após à Submissão (trabalhos on-line)

    - Os trabalhos submetidos serão encaminhados para pareceristas Ad Hoc indicados pela Comissão Permanente de Pesquisa e Iniciação Científica e Tecnológica da Fatec Lins - Professor Antonio Seabra, cuja identidade será mantida em sigilo durante todo o processo avaliativo.

    - Apenas os trabalhos indicados pelos pareceristas serão aprovados para a apresentação no Congresso. Caso haja sugestões de correções dos avaliadores, essas serão remetidas aos autores e os trabalhos deverão ser devolvidos no prazo indicado na página do regulamento com as correções devidamente realizadas. Mesmo não havendo correções sugeridas, o autor deverá enviar uma nova versão do artigo identificada com os nomes de todos os autores, e-mails e afiliação institucional dos mesmos, conforme indicado nos arquivos modelo (Template Final Artigo).

    - Os vídeos dos trabalhos aceitos serão expostos numa playlist do canal oficial do Congresso ou da Fatec Lins dias antes do evento para apreciação dos participantes, alunos e público geral interessado em assistir as sessões de apresentação dos trabalhos nos dias do Congresso.

    - A apresentação dos trabalhos selecionados para o Congresso de Inovação e Tecnologia será em modalidade on-line, oral, perante uma banca examinadora liderada por um Professor Presidente da sessão (Chair). A apresentação dos trabalhos será de forma separada por Grande Área.

    - A apresentação dos trabalhos selecionados para o Workshop de Iniciação Científica e Tecnológica também será em modalidade on-line seguindo os mesmos critérios de configuração já explanados para o Congresso.

    - Durante a apresentação, o autor principal e seu trabalho serão qualificados e conduzidos pelo Professor Presidente da sessão correspondente e então os membros da banca examinadora irão proferir comentários, podendo haver perguntas ao autor. É importante destacar que a apresentação on-line sincronizada de cada trabalho durará no máximo 10 minutos.

DATAS IMPORTANTES

Início da submissão de artigos: 11/07/2022

Deadline para submissão de artigos: 09/10/2022. - PRORROGADO
- Submissão via site do Congresso de Inovação e Tecnologia e Workshop de Iniciação Científica e Tecnológica - Fatec Lins (ÁREA DO AUTOR)

Liberação para avaliação: 12/10/2022.
- Avaliação via site do Congresso de Inovação e Workshop de Iniciação Científica e Tecnológica - Fatec Lins

Devolução das avaliações:24/10/2022.

Publicação dos artigos aceitos e envio para as considerações: 25/10/2022.

Deadline para devolução dos artigos corrigidos: :09/11/2022.

Publicação da escala de apresentações: 11/11/2022.

APRESENTAÇÕES: PRESENCIAL: 16 DE NOVEMBRO DE 2022.

APRESENTAÇÕES: ON-LINE: 17 E 18 DE NOVEMBRO DE 2022
- A entrega dos certificados para os participantes será realizada apenas aos trabalhos nos quais um dos autores esteve presente perante a banca examinadora na sessão de apresentação on-line. Os coautores dos trabalhos apresentados também recebem certificados.

Outras eventuais dúvidas poderão ser sanadas pelo e-mail: congresso@fateclins.edu.br

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