Menu Top Menu

Revista de Ciência e Tecnologia - FATEC Lins

Revista de Ciência e Tecnologia Fatec Lins | Volume: 3 - N° 1 - JANEIRO / JUNHO / 2017 - ISSN: 2447-1518

APRESENTAÇÃO

CARTA AO LEITOR

A interferência da cultura do maquinismo sobre as relações humanas acentuou-se a partir dos anos 70 do século XX com a crescente informatização das máquinas, ferramentas e dos sistemas de telecomunicações cada vez mais potentes e abrangentes. Dos anos 70 em diante, viemos assistindo a crescente “digitalização” das tecnologias, fator que acelerou a inserção de sistemas e de redes de dispositivos de informática em todos os campos de atividades empreendidas nos meios e modos modernos de produção material e cultural.

Nos ambientes industriais e nos numerosos serviços urbanos, a informatização provocou a automatização de uma infinidade de atividades e de funções laborais. O ciclo ininterrupto desse fenômeno vem provocando profundas transformações dos modos de vida contemporâneos, com avanços inegáveis para muitos aspectos das sociedades atuais. Entretanto, vem causando também efeitos colaterais graves, sobretudo, com o registro do aumento preocupante da exclusão nas relações capitalistas de produção, o que provoca a retirada def nitiva dos meios de subsistência das camadas de trabalhadores excedentes, sejam elas urbanas ou rurais.

O avanço das tecnologias informatizadas tem provocado uma série de transformações graduais e radicais nos modelos e processos produtivos industriais e, também, dos meios de comunicação e informação. A guinada culminante dos ciclos modernos ocorreu a partir da criação do ciberespaço, da rede mundial e pública, de plataformas e de programas computacionais, além da multiplicação e da crescente popularização dos dispositivos informáticos.

Diante do cenário atual, é preciso estimular os jovens a valorizarem os estudos para se tornarem profissionais da ciência, da tecnologia e da inovação para o Brasil poder construir um futuro promissor, sustentável e justo para todos os seus filhos. Conectada com este compromisso, a Faculdade de Tecnologia de Lins tem buscado desenvolver um conjunto de ações técnico-científicas e didático-pedagógicas com o intuito de promover o ensino, a pesquisa e a extensão universitária, visando à disseminação e à mobilidade do conhecimento científico, tecnológico e à inovação em Informática, Gestão e áreas afins.

A Revista de Ciência e Tecnologia é espaço de difusão para todas as ideias e tendências acadêmicas, técnicas, científicas e práticas em debate nos Cursos de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Produção Industrial, Jogos Digitais, Logística e áreas afins, visando sua divulgação e consolidação como veículo plural de comunicação. Nessa direção, sempre estará aberta às ações que ponham a ciência e a tecnologia brasileira próxima dos que buscam a construção de um Brasil moderno e justo. Assim sendo, os artigos que integram esta edição lançam importantes reflexões para a compreensão da complexa dinâmica da ciência, da tecnologia, da informação e da inovação do mundo globalizado.

O lançamento desta edição da revista da Fatec Lins é feita sob as luzes do profícuo debate intelectual que iluminarão as ref exões de autores de diversos espectros ideológicos durante a sua existência enquanto publicação de difusão de conhecimento formal sistematizado e apurado.

Os Editores.

Todos os direitos reservados - Faculdade de Tecnologia de Lins Professor Antonio Seabra - Fatec Lins
Estrada Mário Covas Junior (Lins - Guaimbê), Km 1 - Vila Guararapes - CEP: 16403-025 - Lins/SP
Desenvolvido por Prof. Anderson Pazin - Janeiro/2015