Carta ao Leitor
No mundo contemporâneo, o progresso das inovações científicas, tecnológicas e informacionais está provocando mudanças e transformações no cotidiano das empresas, das pessoas, dos grupos sociais e da sociedade como um todo, promovendo a emergência de novos paradigmas na prática social e produtiva, tanto no meio urbano quanto no rural.
É sabido que as ideias de desenvolvimento, de progresso material e social vigentes no mundo globalizado são conceitos oriundos das primeiras décadas da modernidade Industrial. Ainda hoje, são utilizados como parâmetros para balizar a “opinião pública” em relação à distribuição das riquezas entre as nações, os indicadores de bem-estar, de cultura e civilidade dos povos. Portanto, ao deslocarmos dos domínios do senso comum, percebemos
que, na atualidade, o insumo mais estratégico para os países ricos e alguns “emergentes”, é o desenvolvimento de pesquisas de ponta, geradoras de inovação para serem aplicadas nos setores vitais da produção industrial.
A hegemonia do chamado meio técnico, científico e informacional da quarta era industrial sobre territórios e as sociedades é responsável pelo novo paradigma de organização e de gestão da produção e do trabalho que planejam. Ao mesmo tempo ações próximas ou longínquas inserem todos no fluxo do comércio capitalista globalizado comandado pelas nações ricas e corporações transnacionais e exigem cada vez mais conhecimento e criatividade
do trabalhador. Como consequência, faz-se necessário o investimento na sua formação inicial, continuada e na assimilação da inovação tecnológica necessária para elevar a produtividade, a qualidade dos produtos manufaturados, garantindo a competitividade das empresas no mercado nacional e global.
Conectada neste contexto de mundo, a Faculdade de Tecnologia de Lins ao longo de seus dez anos de existência tem procurado desenvolver um conjunto de ações técnico-científicas e didático-pedagógicas com o intuito de promover o ensino, a pesquisa e a extensão universitária, visando à disseminação e à mobilidade do conhecimento científi co, tecnológico e à inovação em Informática, Gestão e de ciências afins.
A Revista de Ciência e Tecnologia é um espaço de difusão para todas as ideias e tendências acadêmicas, técnicas, científicas e práticas em debate nos Cursos de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Produção Industrial, Gestão da Qualidade, Jogos Digitais, Logística e áreas afins, visando sua divulgação e consolidação como veículo plural de comunicação. Nessa direção, sempre estará aberta às ações que ponham a ciência e a tecnologia brasileira próxima dos que buscam a construção de um Brasil moderno e justo. Assim sendo, os artigos que integram esta edição lançam importantes reflexões para a compreensão da complexa
dinâmica da ciência, da tecnologia, da informação e da inovação do mundo globalizado.
O lançamento desta edição da revista da Fatec Lins é feito sob as luzes do profícuo debate intelectual que iluminará as reflexões de autores de diversos espectros ideológicos durante a sua existência enquanto publicação de difusão de conhecimento formal sistematizado e apurado.
Os Editores