Menu Top Menu

Revista de Ciência e Tecnologia - FATEC Lins

Revista de Ciência e Tecnologia Fatec Lins | Volume: 8 - N° 1 - Janeiro / Junho /2022 - ISSN: 2447-1518

APRESENTAÇÃO

Carta ao Leitor

Ao longo de sua trajetória evolutiva, o modo capitalista de produção passou por diversos estágios de expansão, reestruturação e modernização. Entre esses estágios, o mais significativo foi o advento da Primeira Revolução Industrial na segunda metade do Século XVIII na Inglaterra. Ela iria provocar, a partir da Europa, a expansão da produção mecanizada iniciada pela era da fábrica, do tear mecânico, do trabalho assalariado, do êxodo rural/urbanização, da locomotiva a vapor produzido pela queima de carvão mineral (hulha), alavancando a mundialização e a internacionalização do capitalismo em decorrência do acelerado desenvolvimento industrial e tecnológico, propiciado pelo avanço das pesquisas científicas do admirável mundo novo que se emergia.

Por volta de 1860 nos EUA, o mundo assistiu à emergência da Segunda Revolução Industrial, do taylorismo, do fordismo com o seu modo de produção em série e massa. Por volta de 1950, o advento da microeletrônica vai gestar a informática, a robótica, a telemática, a cibernética e a biotecnologia, pavimentando terreno para o avanço, a partir do Japão, da Terceira Revolução Industrial e vamos nos deparar com mais um estágio de expansão, reestruturação e modernização do sistema econômico capitalista, agora denominado de globalização. Na esteira desta nova era, assistimos ao avanço da filosofi a da qualidade total da Toyota sobre o modo de produção e do meio técnico-científico-informacional globalizado. E a partir de 2011, o advento da chamada indústria 4.0, a era da automação/da autonomia, da conectividade e da sensorização, exigindo uma formação profi ssional complexa e ampla.

Dada a qualidade e a diversificada distribuição territorial das instituições de origem de seus autores, os artigos que compõem a presente edição trazem diferentes visões e reflexões importantes sobre o mundo contemporâneo e da globalização capitalista.

Conectada neste contexto de mundo, a Faculdade de Tecnologia de Lins ao longo de seus mais de dez anos de existência tem procurado desenvolver um conjunto de ações técnicocientíficas e didático-pedagógicas com o intuito de promover o ensino, a pesquisa e a extensão universitária, visando à disseminação e à mobilidade do conhecimento científico, tecnológico e à inovação em Informática, Gestão e áreas afins.

A Revista de Ciência e Tecnologia é um espaço de difusão para todas as ideias e tendências acadêmicas, técnicas, científicas e práticas em debate nos Cursos de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Produção Industrial, Gestão da Qualidade, Jogos Digitais, Logística e áreas afins, visando sua divulgação e consolidação como veículo plural de comunicação. Nessa direção, sempre estará aberta às ações que ponham a ciência e a tecnologia brasileira próxima dos que buscam a construção de um Brasil moderno e justo. Assim sendo, os artigos que integram esta edição lançam importantes reflexões para a compreensão da complexa dinâmica da ciência, da tecnologia, da informação e da inovação do mundo globalizado.

O lançamento desta edição da revista da Fatec Lins é feito sob as luzes do profícuo debate intelectual que iluminará as reflexões de autores de diversos espectros ideológicos durante a sua existência enquanto publicação de difusão de conhecimento formal sistematizado e apurado.

Os Editores

Todos os direitos reservados - Faculdade de Tecnologia de Lins Professor Antonio Seabra - Fatec Lins
Estrada Mário Covas Junior (Lins - Guaimbê), Km 1 - Vila Guararapes - CEP: 16403-025 - Lins/SP
Desenvolvido por Prof. Anderson Pazin - janeiro/2015 - última atualização junho/2021