Menu Top Menu

Revista de Ciência e Tecnologia - FATEC Lins

Revista de Ciência e Tecnologia Fatec Lins | Volume: 2 - N° 2 - JULHO / DEZEMBRO / 2016 - ISSN: 2447-1518

APRESENTAÇÃO

CARTA AO LEITOR

Desde os seus primórdios, quando deu os primeiros passos sobre a superfície terrestre, o ser humano foi considerado o principal elemento da natureza porque, ao longo do seu processo de evolução histórica, desenvolveu o pensar e, consequentemente, a forma de agir e transformar elementos do espaço natural para atender as suas necessidades de sobrevivência. Foi ainda nos períodos mais remotos da era primitiva que o homem começou a conceber técnicas e a desenvolver objetos tecnificados rudimentares para enfrentar os desafios de um meio natural hostil e garantir a sua sobrevivência. Mesmo diante de tantas precariedades e dificuldades, ele conseguiu avançar e conceber o processo de civilização sedimentado pela revolução agrícola.

Com o desencadear da civilização, ele concebe a escrita que lhe permite relatar a sua história propriamente dita. Assim, segue em frente ampliando o seu leque de conhecimento e inicia a aventura científica que lhe possibilita estudar, validar e agrupar as técnicas que herdou da era primitiva em diferentes e importantes campos tecnológicos. Campos esses, potencializados e ampliados com o advento da ciência, da tecnologia moderna e da revolução industrial pautada na máquina mecânica em meados do século XVIII e vendida para a grande massa como a nova era e a do admirável mundo novo vislumbrada no horizonte que, apesar dos avanços e retrocessos, nos fez chegar até o mundo globalizado e da era industrial pautado na ciência, tecnologia, informação e inovação.

A era industrial, com sua complexidade e flexibilidade científica e tecnológica, tem exigido melhor qualificação profissional do trabalhador e, ao mesmo tempo, que ele seja criativo, inovador, empreendedor e transformador. É diante desta necessidade que os ensinos técnico e tecnológico ganharam musculatura nos últimos 20 anos. O ideal é estimular os jovens a levarem a sério os estudos básicos e superiores para se tornarem profissionais da ciência, da tecnologia e da inovação e, assim, avançarmos cada vez mais no conhecimento já existente, projetando a plataforma futura de saberes. É alicerçada neste contexto, que a Faculdade de Tecnologia de Lins tem procurado desenvolver um conjunto de ações técnico-científicas e didático-pedagógicas objetivando promover o ensino, a pesquisa e a extensão universitária, visando à disseminação e a mobilidade do conhecimento científico, tecnológico e a inovação em Informática, Gestão e áreas afins.

A Revista de Ciência e Tecnologia, indo ao encontro dessa necessidade, tem procurado se firmar como espaço de difusão para todas as ideias e tendências acadêmicas, técnicas, científicas e práticas em debate nos Cursos de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Produção Industrial, Jogos Digitais, Logística e áreas afins, visando sua divulgação e consolidação como veículo plural de comunicação. Nessa direção, sempre estará aberta às ações que coloquem a ciência e a tecnologia brasileiras próximas dos que buscam a construção de um Brasil moderno e justo com todos os seus filhos.

O lançamento desta quarta edição da revista da Fatec Lins é feito sob as luzes de profícuos debates intelectuais que iluminaram as reflexões de autores de diversos espectros ideológicos. Assim sendo, os artigos que integram esta edição lançam importantes considerações para a compreensão da complexa dinâmica da ciência, da tecnologia, da informação e da inovação nas áreas de informática, produção industrial e logística

Os Editores.

Todos os direitos reservados - Faculdade de Tecnologia de Lins Professor Antonio Seabra - Fatec Lins
Estrada Mário Covas Junior (Lins - Guaimbê), Km 1 - Vila Guararapes - CEP: 16403-025 - Lins/SP
Desenvolvido por Prof. Anderson Pazin - Janeiro/2015