Menu Top Menu

Revista de Ciência e Tecnologia - FATEC Lins

Revista de Ciência e Tecnologia Fatec Lins | Volume: 4 - N° 1 - Janeiro / Junho / 2018 - ISSN: 2447-1518

APRESENTAÇÃO

CARTA AO LEITOR

A base tecnológica da Terceira Revolução Industrial e da globalização da economia capitalista é a microeletrônica, a informática, a máquina CNC, a robótica, o sistema integrado à telemática, nanotecnologia, novos materiais, inteligência artifícial e a biotecnologia, representando a hegemonia do meio técnico, científico e informacional sobre territórios; e as sociedades são responsáveis pelo novo paradigma de organização e de gestão da produção e do trabalho pautado na filosofia da qualidade total toyotista que planeja ações próximas ou longínquas, inserindo todos no fluxo do comércio capitalista globalizado. Este fato exige cada vez mais conhecimento e criatividade do trabalhador tendo, como consequência, o investimento na sua formação inicial, continuada e na assimilação da inovação tecnológica necessária para elevar a produtividade, a qualidade dos produtos manufaturados, garantindo a competitividade das empresas no mercado nacional e internacional.

Com o avanço da ciência, da tecnologia e da informação moderna, precisamos cada vez mais desenvolver conhecimentos estratégicos e de profissionais com competência para pensar e agir ao mesmo tempo. Desta maneira, a complexidade e a flexibilidade técnico-científica e laboral do mundo atual exigem novos desafios para a educação básica e superior, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento de projetos de aplicação científica e tecnológica no âmbito do espaço escolar para possibilitar a articulação entre teoria e prática durante o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem no sentido de preparar profissionais capacitados intelectualmente para irem além das habilidades do saber fazer tecnicista e pouco criativo e inovador.

É em decorrência deste novo contexto de mundo, que na atualidade, as inovações científicas, tecnológicas e informacionais provocam mudanças e transformações no cotidiano das empresas, das pessoas, dos grupos sociais e da sociedade como um todo, promovendo a emergência de novos paradigmas na prática social e produtiva tanto no meio urbano quanto no rural.

Conectada neste contexto de mundo, a Faculdade de Tecnologia de Lins ao longo de seus dez anos de existência tem procurado desenvolver um conjunto de ações técnico-científicas e didático-pedagógicas com o intuito de promover o ensino, a pesquisa e a extensão universitária, visando à disseminação e à mobilidade do conhecimento científico, tecnológico e à inovação em Informática, Gestão e áreas afins.

A Revista de Ciência e Tecnologia é um espaço de difusão para todas as ideias e tendências acadêmicas, técnicas, científicas e práticas em debate nos Cursos de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Produção Industrial, Jogos Digitais, Logística e áreas afins, visando sua divulgação e consolidação como veículo plural de comunicação. Nessa direção, sempre estará aberta às ações que ponham a ciência e a tecnologia brasileira próxima dos que buscam a construção de um Brasil moderno e justo. Assim sendo, os artigos que integram esta edição lançam importantes reflexões para a compreensão da complexa dinâmica da ciência, da tecnologia, da informação e da inovação do mundo globalizado.

O lançamento desta edição da revista da Fatec Lins é feito sob as luzes do profícuo debate intelectual que iluminará as reflexões de autores de diversos espectros ideológicos durante a sua existência enquanto publicação de difusão de conhecimento formal sistematizado e apurado.

Os Editores.

Todos os direitos reservados - Faculdade de Tecnologia de Lins Professor Antonio Seabra - Fatec Lins
Estrada Mário Covas Junior (Lins - Guaimbê), Km 1 - Vila Guararapes - CEP: 16403-025 - Lins/SP
Desenvolvido por Prof. Anderson Pazin - Janeiro/2015 - atualização Agosto/2018