Carta ao Leitor
O ano de 1999 ficou marcado por fazer a passagem para os anos 2000 do século XXI que chegaram carregados de expectativas sobre novas possibilidades e mudanças em diversas frentes para a humanidade. Porém, já se passaram praticamente quase 23 anos e o contexto econômico, político, social e ambiental do Planeta Terra se agravou consideravelmente ao invés de melhorar.
Então, para que possamos construir um outro mundo possível e viável nas próximas décadas do século XXI, teríamos que investir massivamente na educação para promover o avanço das inovações científicas, tecnológicas e informacionais e provocar mudanças e transformações significativas no cotidiano das empresas, das pessoas, dos grupos sociais e da sociedade como um todo, promovendo a emergência de novos paradigmas na prática social, produtiva e ambiental no meio urbano e rural.
Num novo contexto de mundo e sociedade mais equilibrados, a articulação de políticas públicas e os investimentos públicos e privados em ciência, tecnologia, informação e inovação seriam essenciais para o desenvolvimento de práticas econômicas capacitadas para promover mudanças nos processos produtivos, melhorando sua eficiência para reduzir o uso de recursos naturais, reciclando os resíduos produzidos no meio urbano e rural, combatendo a desigualdade social e a exclusão digital.
Sendo assim, é sabido que as ideias de desenvolvimento, de progresso material e social vigentes no mundo globalizado, são conceitos oriundos das primeiras décadas da modernidade Industrial. Em pleno do século XXI, ainda são utilizados como parâmetros para balizar a “opinião pública” em relação a distribuição das riquezas entre as nações, os indicadores econômicos e de bem-estar, de cultura e civilidade dos povos. Portanto, ao deslocarmos dos domínios do senso comum, percebemos que na atualidade o insumo mais estratégico para os países ricos e alguns “emergentes”, é o investimento em educação para termos um contexto científico robusto para desencadear o desenvolvimento de pesquisas de ponta geradoras de tecnologias e inovações para serem aplicadas nos setores vitais da produção industrial/agroindustrial e o preservar o meio ambiente.
Conectada neste contexto de mundo, a Faculdade de Tecnologia de Lins ao longo de seus mais de dez anos de existência tem procurado desenvolver um conjunto de ações técnico-científicas e didático-pedagógicas com o intuito de promover o ensino, a pesquisa e a extensão universitária, visando à disseminação e à mobilidade do conhecimento científico, tecnológico e à inovação em Informática, Gestão e áreas afins.
A Revista de Ciência e Tecnologia é um espaço de difusão para todas as ideias e tendências acadêmicas, técnicas, científicas e práticas em debate nos Cursos de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Produção Industrial, Gestão da Qualidade, Jogos Digitais, Logística e áreas afins, visando sua divulgação e consolidação como veículo plural de comunicação. Nessa direção, sempre estará aberta às ações que ponham a ciência e a tecnologia brasileira próxima dos que buscam a construção de um Brasil moderno e justo. Assim sendo, os artigos que integram esta edição lançam importantes reflexões para a compreensão da complexa dinâmica da ciência, da tecnologia, da informação e da inovação do mundo globalizado.
O lançamento desta edição da revista da Fatec Lins é feito sob as luzes do profícuo debate intelectual que iluminará as reflexões de autores de diversos espectros ideológicos durante a sua existência enquanto publicação de difusão de conhecimento formal sistematizado e apurado.
Os Editores