Carta ao Leitor
No mundo atual, o papel da educação escolar básica e superior não pode se resumir apenas ao aprender pelo aprender deslocado da realidade do espaço vivido pelos alunos.
Então, para que possamos construir um outro mundo possível e viável nas próximas décadas do século XXI, teríamos que investir massivamente na educação para promover o avanço das inovações científicas, tecnológicas e informacionais e provocar mudanças e transformações significativas no cotidiano das empresas, das pessoas, dos grupos sociais e da sociedade como um todo, promovendo a emergência de novos paradigmas na prática social, produtiva e ambiental no meio urbano e rural.
O educador é o responsável central pelo desenvolvimento do trabalho educativo. A partir da abordagem dos conteúdos que são fundamentais para a leitura, interpretação e ação sobre a realidade, de forma relacional e articulada com os demais profissionais das várias áreas presentes nas unidades de educação básica e superior, em contato com as demais instituições, eles devem buscar e disponibilizar o acesso ao conhecimento mais profundo do contexto, elaborado em função da visão da totalidade, da mediação e a contradição. Entendimento do qual decorre a necessidade de despertar, sempre, a curiosidade do aluno por meio da observação do entorno, do ensino baseado na expressão livre, da aprendizagem coletiva, da concessão do tempo para a escrita significativa representativa da realidade vivida das crianças, adolescentes e jovens, da preocupação com a vida, da necessidade de intercâmbio escolar com outras instituições, espaços, comunidades e culturas, da oportunidade de estudos sobre assuntos específicos e gerais e outras ações que constituem o arsenal de meios para uma educação centrada no aluno e sob medida em relação aos interesses individuais e sociais.
A educação escolar deve se desvencilhar dos caminhos que impeçam a investigação de como os homens produzem a sua própria realidade na materialidade das relações sociais, a crítica e a capacidade de propor outras direções, ameaça que vem se concretizando com a crescente redução das disciplinas de humanidades na educação escolar básica e superior de vários países, indicando passos rápidos e longos no escopo de sustar a capacidade crítica e reprimir a sensibilidade, na direção contrária de uma educação transformadora de que necessitamos para o desenvolvimento de ações concretas para promover o avanço científico, tecnológico, informacional e a inovação em diferentes escolas.
Conectada neste contexto de mundo, a Faculdade de Tecnologia de Lins ao longo de seus dez anos de existência tem procurado desenvolver um conjunto de ações técnico-científicas e didático-pedagógicas com o intuito de promover o ensino, a pesquisa e a extensão universitária, visando à disseminação e à mobilidade do conhecimento científico, tecnológico e à inovação em Informática, Gestão e áreas afins.
A Revista de Ciência e Tecnologia é um espaço de difusão para todas as ideias e tendências acadêmicas, técnicas, científicas e práticas em debate nos Cursos de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Produção Industrial, Gestão da Qualidade, Sistemas para Internet, Logística e áreas afins, visando sua divulgação e consolidação como veículo plural de comunicação. Nessa direção, sempre estará aberta às ações que ponham a ciência e a tecnologia brasileira próxima dos que buscam a construção de um Brasil moderno e justo. Assim sendo, os artigos que integram esta edição lançam importantes reflexões para a compreensão da complexa dinâmica da ciência, da tecnologia, da informação e da inovação do mundo globalizado.
O lançamento desta edição da revista da Fatec Lins é feito sob as luzes do profícuo debate intelectual que iluminará as reflexões de autores de diversos espectros ideológicos durante a sua existência enquanto publicação de difusão de conhecimento formal sistematizado e apurado.
Os Editores