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Revista de Ciência e Tecnologia - FATEC Lins

Revista de Ciência e Tecnologia Fatec Lins | Volume: 10 - N° 1 - Janeiro / Junho /2024 - ISSN: 2447-1518

SUMÁRIO

Artigo 1: EXPLORANDO A LÓGICA MATEMÁTICA MEDIANTE SEQUÊNCIAS DE IMAGENS DE CENAS DO FILME VERTIGO, DE ALFRED HITCHCOCK
Área de Conhecimento: Ensino e Aprendizagem em Gestão e Computação
Autores: MARCIO ANTONIO SOUZA PAIM; MARCELO PEREIRA; MARIA RAIDALVA NERY BARRETO
Contato Autores: maspaim@hotmail.com; mpereira@ffclrp.usp.br; raibarreto@gmail.com
Este ensaio teórico mostra a possibilidade de se estudar a Lógica Matemática por meio de uma sequência de cenas do fi lme Vertigo, de Alfred Hitchcock. Diante de cenas específi cas do suspense cinematográfi co vistas pelo espectador, depreendem-se frames, imagens na forma de um quadro, do que acontece no fi lme e que podem ser representadas por argumentos lógicos. Sendo parte de uma pesquisa exploratória em desenvolvimento sobre a utilização de cenas fílmicas do suspense cinematográfi co para a aprendizagem de conceitos matemáticos por estudantes do curso superior da Licenciatura em Computação do IFBA, campus de Santo Amaro, esse trabalho se apropria do estudo de caso para investigar a utilização de atividades matemáticas provenientes dessas cenas fílmicas como diferencial no ensino e aprendizagem de matemática. Espera-se que os estudantes compreendam o signifi cado de um argumento lógico e desenvolva a sua aprendizagem matemática.
Palavras-chave:Cenas fílmicas; Suspense cinematográfico; Argumento lógico
Artigo 2: BENEFÍCIOS DA METODOLOGIA SCRUM NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EM TECNOLOGIA
Área de Conhecimento: Fundamentos e Pesquisa em Gestão
Autores: ROGÉRIO PINTO ALEXANDRE; DIOGO FAGUNDES DOS SANTOS ; VICTOR HUGO UENO; EGIANE CARLA CAMILLO ALEXANDRE; SILVIO RIBEIRO
Contato Autores: rogerio.alexandre@fatec.sp.gov.br; diogo.santos51@fatec.sp.gov.br; victor.ueno@fatec.sp.gov.br; egiane.alexandre@fatec.sp.gov.br; silvio.ribeiro@fatec.sp.gov.br
Metodologias ágeis vêm ganhando cada vez mais espaço nas corporações prestadoras de serviços pela grande pressão que os profissionais sofrem no cotidiano de apresentarem resultados rápidos. A metodologia ágil Scrum, aborda eficientemente o uso de conceitos, técnicas e boas práticas. O objetivo do artigo é verificar como a metodologia Scrum pode auxiliar nas criações, execuções e entregas de tarefas em empresas do segmento de tecnologia da informação. Foi elaborado um estudo de caso único, qualitativo e exploratório de uma corporação atuante na área da tecnologia relatando a condução das atividades, a definição das regras de negócios e os hábitos dos colaboradores antes e depois de adotar o Scrum. Como resultado, observa-se que o Scrum trouxe benefícios tais como a melhoria na comunicação, controle maior das tarefas realizadas, feedbacks dos clientes mais rápidos e uma organização melhor das entregas de novas funcionalidade e correções de bugs, erros ou mudanças da demanda.
Palavras-chave:Ágil; Entregas; Metodologia; Scrum; Tempo
Artigo 3: PESQUISA-AÇÃO DA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE A METODOLOGIA ATIVA DE GAMIFICAÇÃO DE CONTEÚDO
Área de Conhecimento: Ensino e Aprendizagem em Gestão e Computação
Autores: WOSHINGTON CLEITON DE SOUZA
Contato Autores: woshington.souza@etec.sp.gov.br
Há algumas décadas as metodologias ativas têm sido incorporadas como didática em sala de aula para propiciar a construção do conhecimento nas mais variadas áreas. Considerando as várias possibilidades de metodologias ativas existentes é importante compreender o impacto e os resultados de cada proposta. Sendo assim, esta pesquisa busca verificar a satisfação de alunos do ensino médio quanto ao uso da gamificação como estratégia de ensino. Trata-se de uma pesquisa-ação em que foi preparado um conteúdo gamificado com vistas a motivar e engajar os alunos. Verificou-se que a metodologia de gamificação promoveu a participação e interesse dos alunos, bem como o engajamento e competitividade, motivando-os a obter os melhores resultados, evidenciando a efetividade da proposta, proporcionando feedback positivo dos alunos face à metodologia proposta.
Palavras-chave:Ensino médio; Metodologias ativas; Gamificação; Processos de ensino-aprendizagem
Artigo 4: GESTÃO DE ESTOQUE: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE CARNE SALGADA DO CENTRO-OESTE PAULISTA
Área de Conhecimento: Fundamentos e Pesquisa em Gestão
Autores: MARIA EDUARDA PAULINO SOTERO DOS REIS; VANDER LUIS PRATA FORTES ; ELISA MIRALES
Contato Autores: mariaeduardasotero52@gmail.com; vander_fortes2@hotmail.com; mirales.elisa@gmail.com
A gestão de estoque compreende um conjunto de atividades destinadas a atender às necessidades de materiais da indústria, o que se revela de extrema importância para inúmeras empresas que buscam aprimorar custos e efi ciência em suas operações. A gestão de estoque é função primordial da organização, a fi m de atender aos planos de produção e manter estoques mínimos, evitando custos e desperdícios decorrentes da compra excessiva de insumos não utilizados na empresa. Sendo assim, este artigo tem como objetivo analisar a gestão de estoque em uma empresa do ramo de carne salgada localizada no Centro-Oeste Paulista, de forma a compreender a sua importância. Na condução desse estudo de caso, adotou-se uma abordagem qualitativa e a coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas. Como resultados, identifi cou-se que a empresa realiza efetivamente a gestão de estoque de produtos acabados, mantendo uma sincronia constante entre o sistema e o estoque físico. Há adesão aos ...
Palavras-chave:Estoque; Gestão de estoque; Carne Salgada
Artigo 5: GERENCIAMENTO DE RISCOS EM OPERAÇÕES DE GLO: APLICAÇÃO DO MÉTODO MOSLER
Área de Conhecimento: Ensino e Aprendizagem em Gestão e Computação
Autores: Douglas Matheus Bueno; JULIANO MUNHOZ BELTANI; Elaine Valencise Hidaldo de Moraes; JOÃO LUÍS CARDOSO DE MORAES
Contato Autores: douglasbueno14@gmail.com.; jmbeltani@gmail.com; elaine.moraes2@fatec.sp.gov.br; moraes.jlcm@gmail.com
Este estudo visa aplicar o método Mosler nas operações militares de garantia da leie da ordem (GLO), analisando e classifi cando riscos para eliminar possíveis ameaças durante a execução da missão. A utilização do método Mosler no gerenciamento de riscos durante as operações de GLO aumenta a probabilidade de alcançar os objetivos da missão. O gerenciamento correto de riscos infl uencia positivamente prazos, custos e qualidade dos serviços. A aplicação do método Mosler revela-se vital para o sucesso das operações militares, proporcionando uma gestão proativa de riscos. Sua integração no gerenciamento de riscos de uma unidade militar em operação não só aumenta a efi cácia na consecução de objetivos, mas também contribui para a execução efi ciente dentro de prazos, controle de custos e qualidade dos serviços. O método destaca-se como ferramenta indispensável, permitindo análise e classifi cação efetiva dos riscos organizacionais, contribuindo para a segurança e êxito das operaç
Palavras-chave:Método Mosler; Gerenciamento de risco; Operação de GLO.
Artigo 6: CONSIDERAÇÕES SOBRE A ACESSIBILIDADE DE PROFISSIONAIS DE PROGRAMAÇÃO COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) EM TRABALHO REMOTO
Área de Conhecimento: Ensino e Aprendizagem em Gestão e Computação
Autores: GABRIEL MARMORE PIRAJA; LUCAS CELESTINO; VANINA CARRARA SIGRIST; WILSON IGLESIAS TRINDADE OLIVEIRA
Contato Autores: gabrielpiraja@hotmail.com; lucascap899@gmail.com; vanina.sigrist01@fatec.sp.gov.br; wilsoniglesias2502@gmail.com
O profissional de programação está cada vez mais em evidência, assim como o regime remoto, nesse sentido, objetivo deste artigo é discutir sobre a acessibilidade de profissionais de programação com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em trabalho remoto. A natureza da pesquisa é teórica com abordagem exploratória e qualitativa. Através consulta de dados de bases governamentais (Censo, PNAD, RAIS), pesquisas teóricas e revisões bibliográficas, serão apresentados os principais desafios enfrentados pelos profissionais de programação com TDAH e as estratégias que podem ser adotadas para tornar o trabalho remoto mais acessível e produtivo, tais como a definição de rotinas claras e a implementação de técnicas de gerenciamento de tempo
Palavras-chave:profissionais de programação; transtorno de déficit de atenção; hiperatividade (TDAH); trabalho remoto
Artigo 7: MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA: O CASO DE UMA USINA SUCROALCOOLEIRA
Área de Conhecimento: Fundamentos e Pesquisa em Gestão
Autores: FABIO RIBEIRO; FABIANA ORTIZ TANOUE DE MELLO
Contato Autores: fabioribeirojose@gmail.com ; fabianatanoue@gmail.com
A forma como se dá a liderança nas empresas pode influenciar a motivação e o bem-estar dos colaboradores, reconhecendo-os como seres humanos e não apenas como recursos operacionais, podendo impactar positivamente na produtividade. O artigo tem como objetivo analisar o nível de motivação dos colaboradores de uma empresa do setor sucroalcooleiro, bem como o impacto da liderança na motivação. Foi feita uma pesquisa quantitativa junto aos colaboradores da oficina automotiva da empresa selecionada utilizando um questionário disponibilizado via Forms, com perguntas embasadas na pesquisa bibliográfica realizada. Os resultados revelaram que a maioria dos colaboradores se consideram motivados, valorizam a oportunidade de crescimento profissional e percebem a empresa como aberta a críticas e sugestões. Tais aspectos indicam que a liderança cria um ambiente propício à motivação na empresa, harmonizando as competências dos colaboradores com os papéis dentro da organização.
Palavras-chave:Motivação; Liderança; Setor sucroalcooleiro
Artigo 8: A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA TECNOLOGIA - A FOTOGRAFIA COMO MEIO SOCIOMATERIAL
Área de Conhecimento: Fundamentos e Pesquisa em Gestão
Autores: FLÁVIO BIAZIM FERNANDES; THALES HADDAD NOVAES DE ANDRADE
Contato Autores: fbiazim@gmail.com; thales@ufscar.br
Os estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) em áreas emergentes de observação como a fotografi a, a arte e o design exploram como o mundo social se comporta com as transformações ocasionadas pela tecnologia moderna, especialmente com a introdução de imagens técnicas e outros tipos de estímulos visuais iniciados pela fotografi a, que é destacada por inaugurar novas possibilidades, elevando a produção de imagens a um nível equivalente à comunicação oral. Reconhecida como um elemento central na construção social da tecnologia, a fotografi a - um objeto técnico, artístico e de design - exerce uma dinâmica crucial para pensar sobre os impactos do desenvolvimento técnico em áreas como economia, política, relações sociais, ética e outras questões contemporâneas, incluindo privacidade, segurança cibernética e governança de dados e, dessa forma, sua análise auxilia no entendimento da interação humana com as ferramentas tecnológicas.
Palavras-chave:fotografia; arte; ciência e tecnologia
Artigo 9: A INTELIGENCIA ARTIFICIAL NA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO COM CROWDSTRIKE
Área de Conhecimento: Fundamentos e Pesquisa em Computação
Autores: JOÃO VICTOR DA SILVA; VINICIUS GABRIEL ROCHA
Contato Autores: joaovictorsilva0x@gmail.com; vinyrocha80@gmail.com
A Machine Learning é um assunto tratado desde 1943 quando era visto como apenas um modelo matemático para o estudo de redes neurais. Atualmente, é utilizado vastamente na segurança da informação, sendo capaz de diferenciar um arquivo malicioso de um arquivo sem riscos. Juntamente com o aumento do poder computacional e o Big Data, as máquinas podem processar informações cada vez mais complexas. Para a pesquisa, foi utilizada a de natureza aplicada cujo principal objetivo é a geração de conhecimento para aplicação prática e imediata, dirigido à solução de problemas específi cos envolvendo os interesses locais, territoriais e regionais. As pesquisas aplicadas dependem de dados que podem ser coletados de formas diferenciadas, tais como esta, uma pesquisa de campo, a qual analisou e entendeu o funcionamento do Machine Learning, suas aplicações em softwares de segurança da informação por meio de entrevista com um especialista de segurança da informação que atua na empresa estudada.
Palavras-chave:Machine Learning; Segurança da Informação; Antivírus
Artigo 10: A IMPORTÂNCIA DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NAS RELAÇÕES DE TRABALHO
Área de Conhecimento: Ensino e Aprendizagem em Gestão e Computação
Autores: Francielli Queiroz Santos; Iara Ireno Leme; Lara Favato Gonçalves Cardoso; Tenile Teodoro de Araújo; Rafael Malvar Ribas
Contato Autores: francielli.santos@fatec.sp.gov.br; iara.leme@fatec.sp.gov.br; lara.cardoso@fatec.sp.gov.br; tenile.araujo@fatec.sp.gov.br; rafael.ribas01@fatec.sp.gov.br
O objetivo deste artigo é realizar uma revisão bibliográfi ca a respeito dos estudos sobre as competências socioemocionais no mercado de trabalho, enfatizando as relações humanas, sua importância e benefícios. As prioridades do nosso artigo foram os temas: Engajamento com os outros, iniciativa social, assertividade, entusiasmo, amabilidade, empatia, respeito e confiança. Percebeu-se que tais habilidades são imprescindíveis no mercado de trabalho pois promovem o bem-estar, melhoram a cultura organizacional e a qualidade de vida.
Palavras-chave:Revisão bibliográfica; Competências socioemocionais; Mercado de Trabalho; Habilidades sociais.
Artigo 11: SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE PROTEÍNA ANIMAL
Área de Conhecimento: Fundamentos e Pesquisa em Gestão
Autores: SOLANGE PAULINO PEREIRA; JEFFERSON DE OLIVEIRA CRUZ ; ELISA MIRALES
Contato Autores: solangepaulino521@gmail.com; jeffersonoliveira285@gmail.com; mirales.elisa@gmail.com
O mundo empresarial passa por mudanças significativas, devido ao progresso tecnológico, e as empresas buscam maneiras de aprimorar seus processos, visando melhorar sua eficiência e logística interna. Para isso, a utilização de sistemas de gestão tem sido adotada. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é visualizar a utilização do sistema integrado de gestão em uma empresa do setor alimentício de proteína animal no centro oeste paulista, buscando entender como a empresa se beneficia das vantagens do sistema para alcançar um desempenho operacional. Essa pesquisa é um método do estudo de caso de abordagem qualitativa e descritiva. Os resultados apresentados mostraram que a implantação do sistema oferece maior controle e gestão do estoque, podendo ser tomadas decisões estratégicas para uma melhor eficiência operacional, logística interna, redução de custos e otimização de processos.
Palavras-chave:Logística. ; Gestão de Estoque. ; Sistema Integrado.
Artigo 12: COMPARATIVO DOS ASPECTOS DO TIPO DE PROCESSO E LAYOUT EM CLÍNICAS MÉDICAS DO INTERIOR PAULISTA
Área de Conhecimento: Fundamentos e Pesquisa em Gestão
Autores: ROGÉRIO PINTO ALEXANDRE; ELIANE ANDREOTI; VANILDA CATUABA FERREIRA TELES; EGIANE CARLA CAMILLO ALEXANDRE; SILVIO RIBEIRO
Contato Autores: rogerio.alexandre@fatec.sp.gov.br; eliane.andreoti@fatec.sp.gov.br; vanilda.teles@fatec.sp.gov.br; egiane.alexandre@fatec.sp.gov.br; silvio.ribeiro@fatec.sp.gov.br
A gestão da produção industrial envolve o planejamento, controle e aprimoramento para garantir eficiência, qualidade, custos adequados e atendimento às demandas do mercado, e busca, dentre outros itens, garantir a entrega de produtos de alta qualidade, através dos processos de produção. Há diferentes tipos arranjos físicos que podem ser adaptados conforme as necessidades específicas de cada negócio. O objetivo deste trabalho é comparar os aspectos do tipo de processo e respectivo layout em clínicas médicas, através de um estudo de caso único qualitativo e exploratório, onde foi realizada entrevista por meio de um questionário elaborado previamente, e os resultados e objetivos alcançados foram as semelhanças e diferenças entre eles, além de mostrar que a personalização é um ponto em comum, já que ambos os tratamentos são adaptados individualmente para cada paciente.
Palavras-chave:Processo; Arranjo físico; Clínicas médicas
Artigo 13: RELATO DE EXPERIÊNCIA: O USO DA FERRAMENTA DIGITAL MENTIMETER ANTES DO PROCESSO DE LEITURA DE TEXTOS EM INGLÊS
Área de Conhecimento: Ensino e Aprendizagem em Gestão e Computação
Autores: ELIETE REGINA DE SOUZA; RENATA FERNANDES
Contato Autores: eliete.souza@etec.sp.gov.br; renata.fernandes@etec.sp.gov.br
Nas últimas décadas ocorreram mudanças extensas na vida econômica, social, cultural e linguística. Essas mudanças estão vinculadas ao desenvolvimento do processo de globalização e das tecnologias de informação e comunicação-TIC. A tecnologia alcança a sala de aula e permite uma aprendizagem de forma coletiva e integrada. O ensino de língua inglesa integra-se facilmente a essas tecnologias como um recurso pedagógico utilizado durante o processo de aprendizagem. Processos que estão relacionados a habilidades de leitura de textos em inglês. Apresenta-se um relato de experiência de uma aula de inglês com o uso da ferramenta digital Mentimeter antes do processo de leitura de textos em inglês. O objetivo desse trabalho é o uso da tecnologia antes do processo de leitura de textos em inglês, como ferramenta de aprendizagem significativa e o aluno como protagonista na contextualização desses recursos. Desse modo, observou-se o engajamento, interesse e motivação dos alunos durante o u
Palavras-chave:Inglês; Tecnologia; Leitura
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