Menu Top Menu

Revista de Ciência e Tecnologia - FATEC Lins

Revista de Ciência e Tecnologia Fatec Lins | Volume: 10 - N° 2 - Julho/ Dezembro/2024 - ISSN: 2447-1518

SUMÁRIO

Artigo 1: OBTENÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO COMPÓSITO DE MATRIZ POLIMÉRICA REFORÇADO PELA FIBRA DA PALHA DO MILHO
DOI:https://doi.org/10.57243/recite.2024.2.0457
Área de Conhecimento: Fundamentos e Pesquisa em Gestão
Autores: JOSIMAR TORRES DE OLIVEIRA MACHADO
Contato Autores: Josimartorres026@gmail.com
A busca por alternativas mais ecológicas para produção de materiais é um dos grandes pólos de discussão no planeta. Estudos apontam, a utilização de fibras vegetais como reforço para substituir as fibras sintéticas em materiais compósitos. Para isso, os compósitos foram fabricados por laminação manual com orientação de fibras da palha de milho aleatórias nas formulações percentuais de 5, 10 e 20%, com objetivo de caracterizar pelos ensaios mecânicos realizados de tração uniaxial, flexão em três pontos, impacto, caracterização microestrutural através da análise de microscopia eletrônica de varredura (MEV) e ensaio térmico por calorimetria exploratória diferencial (DSC). Diante dos resultados, demonstrou que o compósito de 20% de carga apresentou melhores resultados de resistência mecânica, principalmente na absorção de impacto. Comprovando que o compósito desenvolvido pode ser utilizado na prática como substitutivos de outras fibras vegetais de forma eficiente e satisfatória.
Palavras-chave:Fibras da palha de milho; compósito; epóxi; resistência mecânica; microsestrutural
Artigo 2: ANÁLISE DA METODOLOGIA DA MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL APLICADA EM UMA INDÚSTRIA SUCROALCOOLEIRA
DOI:https://doi.org/10.57243/recite.2024.2.0467
Área de Conhecimento: Fundamentos e Pesquisa em Gestão
Autores: JOÃO LUÍS CARDOSO DE MORAES; Elaine Valencise Hidaldo de Moraes; JULIANO MUNHOZ BELTANI
Contato Autores: moraes.jlcm@gmail.com; elaine.moraes2@fatec.sp.gov.br; juliano.beltani@fatec.sp.gov.br
Este estudo apresenta uma metodologia para implementar estratégias de Manutenção Produtiva Total (TPM) em uma indústria sucroalcooleira, destacando a importância de ajustes nos sistemas produtivos e gerenciais frente à competitividade econômica gerada pela globalização. A pesquisa, de abordagem qualitativa e exploratória, baseia-se em estudos bibliográfi cos e em um estudo de caso, buscando identifi car o momento ideal para adotar a TPM, defi nir objetivos, estratégias de qualidade e métodos de monitoramento. O artigo evidencia os benefícios da aplicação dos pilares da TPM, concluindo que sua implementação resulta em melhorias signifi cativas na gestão e na efi ciência operacional, alinhadas ao foco da indústria em otimizar resultados por meio da manutenção.
Palavras-chave:Manutenção Produtiva; Indústria Sucroalcooleira; Gestão da Produção
Artigo 3: IOT COMO APOIO A MEDIÇÕES E MONITORAMENTO DE TEMPERATURA EM REFRIGERADORES PARA PEQUENAS EMPRESAS
DOI:https://doi.org/10.57243/recite.2024.2.0462
Área de Conhecimento: Fundamentos e Pesquisa em Computação
Autores: THAIS PINHEIRO DA CRUZ VIEIRA; FILIPE COSTA ULE; MÁRIO HENRIQUE DE SOUZA PARDO; CARLOS MAGNUS CARLSON FILHO
Contato Autores: thaispinheiro364@gmail.com; filipe_ule@hotmail.com; mhpardo@fatecriopreto.edu.br; carlos.carlson@fatec.sp.gov.br
Este artigo explora a implementação da Internet das Coisas (IoT) como uma ferramenta de suporte para monitoramento e controle de temperatura em sistemas de refrigeração. Essa solução é versátil e aplicável a vários segmentos empresariais, especialmente pequenos negócios, pelo baixo custo financeiro e facilidade de implantação que o dispositivo propõe alcançar. A proposta envolve o uso de sensores IoT para monitorar as condições térmicas dos refrigeradores, com a capacidade de enviar alertas por e-mail, SMS e push notifications caso ocorram alterações indesejadas. A escolha do protocolo Message Queuing Telemetry Transport (MQTT) é justificada, destacando sua eficiência frente a outros protocolos existentes. O objetivo dessa abordagem é garantir a integridade dos produtos sensíveis à temperatura, ao mesmo tempo em que proporciona uma gestão mais eficiente e otimizada dos recursos disponíveis nas pequenas empresas.
Palavras-chave:IOT; MQTT; Monitoramento; Temperatura; Refrigeradores
Artigo 4: APLICAÇÃO DOS CONCEITOS DE ESG - ENVIRONMENTAL, SOCIAL AND GOVERNANCE NO SALÃO DE BELEZA TERRA SEMENTE
DOI:https://doi.org/10.57243/recite.2024.2.0458
Área de Conhecimento: Fundamentos e Pesquisa em Gestão
Autores: DANIELE GARCIA FABBRI; DEMERVAL ROGÉRIO MASOTTI
Contato Autores: daniele.fabbri@fatec.sp.gov.br; demerval.masotti@fatec.sp.gov.br
O artigo aborda a importância da sustentabilidade socioambiental para empresas diante das mudanças climáticas e desequilíbrios ecológicos, destacando a necessidade de monitorar e mitigar os impactos negativos das atividades humanas no meio ambiente. O estudo examina como a adoção de práticas ESG (Ambiental, Social e de Governança) pode beneficiar empresas do setor de beleza, sugerindo que a integração com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) pode melhorar resultados e trazer diversos benefícios. A pesquisa revisa a literatura sobre práticas ESG, focando na adesão por empresas brasileiras e desafios específicos do setor de beleza, como o manejo de resíduos. Os resultados indicam que práticas ESG podem aumentar competitividade e reputação, ajudando a enfrentar desafios de sustentabilidade. A falta de publicações sobre sustentabilidade em salões de beleza evidencia a necessidade de mais pesquisas na área.
Palavras-chave:Environmental, Social and Governance; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; Salão de Beleza; Sustentabilidade; Micro e Pequenas Empresas
Artigo 5: REFLEXÕES SOBRE METODOLOGIA NO ENSINO: AS CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA REFERENTE AOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS
DOI:https://doi.org/10.57243/recite.2024.2.0459
Área de Conhecimento: Ensino e Aprendizagem em Gestão e Computação
Autores: VERONA MARINHO FERREIRA ; ANA MARIA TADDEI CARDOSO DE BARROS
Contato Autores: ve_engenharia@hotmail.com; ana.cardoso@unilins.edu.br
A aprendizagem significativa acontece no momento em que uma nova ideia é relacionada aos conhecimentos prévios dos discentes, em um determinado momento proposto pelo professor. Nesse sentido, o desafio de tornar o aluno protagonista de sua aprendizagem, com um ensino centrado nele, é uma busca incessante no processo de ensino e aprendizagem. O desenvolvimento e a aplicação de práticas pedagógicas para alcançar esse desafio podem ser alternativas para promover uma aprendizagem significativa. Partindo desse pressuposto, o objetivo deste artigo é explorar uma metodologia que possibilite a aprendizagem significativa dos alunos. Assim, os Três Momentos Pedagógicos são expostos como uma possível solução, favorecendo ambas as partes: ensino e aprendizagem. O resultado deste estudo visa explorar as correlações pertinentes entre a aprendizagem significativa e a aplicação metodológica dos Três Momentos Pedagógicos, observando as contribuições dessa aprendizagem.
Palavras-chave:Aprendizagem significativa ; Três Momentos Pedagógicos; Práticas pedagógicas; Metodogias
Artigo 6: ÍNDICE DE EFICIÊNCIA MICROBIOLÓGICA DE UMA FOSSA SÉPTICA BIODIGESTORA
DOI:https://doi.org/10.57243/recite.2024.2.0468
Área de Conhecimento: Fundamentos e Pesquisa em Gestão
Autores: MATEUS FEITOSA
Contato Autores: mateus.feitosa@fatec.sp.gov.br
No Brasil, o saneamento básico não atende a maioria da população e o índice de tratamento de esgotos é ainda menor nas áreas rurais. Buscando alternativas para esta problemática surgiu a fossa séptica biodigestora, que é um sistema de tratamento ambientalmente favorável. O resultado fi nal da fossa é um biofertilizante rico em fósforo, potássio e outros nutrientes que funciona como adubo auxiliando no desenvolvimento das plantas. O objetivo desse trabalho foi avaliar a efi ciência do biodigestor e o uso do biofertilizante como suplemento para o desenvolvimento de plantas. A construção da fossa é simples e de baixo custo e satisfaz uma residência com até cinco pessoas; as coletas foram realizadas no período de 27/01/2018 a 10/03/2018, em que foram realizadas análises microbiológicas e físico-químicas. Os resultados avaliados foram satisfatórios e se percebeu um pH neutro, grande redução nos índices de condutividade, turbidez, DQO e DBO, bem como na carga bacteriana de coliform
Palavras-chave:Saneamento básico; Fertilizante.; Fertilizante.; Biodigestão
Artigo 7: DESAFIOS E IMPACTOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA GESTÃO DE PROJETOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
DOI:https://doi.org/10.57243/recite.2024.2.0452
Área de Conhecimento: Fundamentos e Pesquisa em Gestão
Autores: JOÃO GUILHERME MARCATO
Contato Autores: jg_marcato@hotmail.com
A integração entre a Inteligência Artificial (IA) e a Gestão de Projetos tem ganhado crescente relevância no cenário corporativo. O objetivo deste estudo é identificar os principais desafios e impactos desta integração, mapeando-os nos Grupos de Processos do Project Management Body of Knowledge (PMBOK®): Iniciação; Planejamento; Execução; Monitoramento e Controle; e Encerramento. Para tanto, conduziu-se uma Revisão Sistemática da Literatura considerando o período entre 2018 e 2023. Os resultados demonstraram que os principais desafios estão relacionados à qualidade dos dados, integração entre múltiplos sistemas, resistência à mudança e incerteza. Os impactos, por outro lado, tornaram mais assertivos os processos de tomada de decisões, alocação de recursos, gestão de custos e riscos, além de melhorar a qualidade das entregas e aumentar a produtividade e eficiência dos projetos.
Palavras-chave:Inteligência Artificial; Gestão de Projetos; Grupo de Processos; Revisão da Literatura
Artigo 8: UMA ANÁLISE DO INVESTIMENTO NA INOVAÇÃO EMPREENDEDORA
DOI:https://doi.org/10.57243/recite.2024.2.0453
Área de Conhecimento: Fundamentos e Pesquisa em Gestão
Autores: MARCELO GONÇALVES DE SOUSA
Contato Autores: marcelosousa@ifsul.edu.br
A inovação é um assunto cada vez mais presente no contexto empreendedor, principalmente em um momento de constantes aprimoramentos e desenvolvimentos tecnológicos, muitos dos quais mudaram de forma radical a maneira como as pessoas e as organizações fazem as coisas. Assim, tanto agora quanto no futuro, o ato de inovar não se trata de uma simples opção, mas de uma necessidade para a empresa que quer sobreviver e crescer, gerando uma demanda expressiva para os seus produtos e serviços. O objetivo deste trabalho é abordar a inovação empreendedora em um ambiente cada vez mais complexo e concorrido. Trata-se de uma revisão da literatura para identificar como a inovação beneficia os pequenos negócios e o retorno do investimento para os empreendedores.
Palavras-chave:Inovação; Startup; Investimento; Viabilidade do Negócio
Artigo 9: A UTILIZAÇÃO DE GEOTECNOLOGIAS E INSPEÇÃO DE CAMPO EM ÁREAS DEGRADADAS
DOI:https://doi.org/10.57243/recite.2024.2.0460
Área de Conhecimento: Fundamentos e Pesquisa em Gestão
Autores: RAQUEL ZÓZIMO MOLINEZ; ANA CLAUDIA RANUCCI DURANTE; ERICO PAGOTTO
Contato Autores: raquel.zozimo@gmail.com; anacr.durante@gmail.com; erico.pagotto@fatec.sp.gov.br
Diante alterações antrópicas na Mata Atlântica, resultando na perda de 186.289 ha de florestas maduras e na conversão do sudeste brasileiro em áreas de ocupação consolidada, tem-se a necessidade de restaurações florestais. Este artigo propõe técnicas de recuperação de áreas degradadas no município de SJC – SP, que possui apenas 10,4% de suas florestas em forte fragmentação. A propriedade rural em foco passou por longos períodos de pecuária e supressões da vegetação nativa, especialmente em áreas de APP. Esta proposta integra o reordenamento da paisagem, plantio de espécies nativas, controle e prevenção de erosões. Inclui monitoramento com indicadores ecológicos, parcelas amostrais, visitas periódicas e manutenções e técnicas para criar sistemas sustentáveis que conciliem o uso econômico e recuperação ambiental.
Palavras-chave:Fragmentação Florestal; Avaliação Ambiental; Plano de Recuperação de Área Degradada; Pastagem; Área de Preservação Permanente
Artigo 10: ESTUDO DE CASO DA IMPORTÂNCIA DOS KPIS DE IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO EM EMPRESA DO SEGMENTO DE PROTEÍNA ANIMAL
DOI:https://doi.org/10.57243/recite.2024.2.0451
Área de Conhecimento: Fundamentos e Pesquisa em Gestão
Autores: ROGÉRIO PINTO ALEXANDRE; BRUNA VITÓRIA MAÇANARO DE SÁ ; CAIO EDUARDO DOS SANTOS MACEDO ; EGIANE CARLA CAMILLO ALEXANDRE; SILVIO RIBEIRO
Contato Autores: rogerio.alexandre@fatec.sp.gov.br; bruna.sa@fatec.sp.gov.br; caio.macedo01@fatec.sp.gov.br; egiane.alexandre@fatec.sp.gov.br; silvio.ribeiro@fatec.sp.gov.br
No mundo interconectado e competitivo, compreender os Indicadores Chave de Desempenho (KPIs) no Comércio Exterior é crucial. Estudar esses indicadores é fundamental para aprimorar a gestão, satisfazer o cliente e manter a competitividade global. Os KPIs são vitais na gestão logística internacional, medindo desde lead time até custos de transporte, exigindo processos claros, automação e avaliação constante para identificar tendências e orientar decisões estratégicas na análise de dados. O objetivo deste trabalho é realizar a verificação de como a gestão de KPIs pode auxiliar processo de importação e exportação de uma empresa de proteína animal. Realizou-se estudo de caso único, qualitativo e exploratório, no qual um questionário foi respondido pela gerente de logística da empresa. Os resultados revelaram a importância estratégica dos KPIs na avaliação de metas e ações, fornecendo percepções vitais para a melhoria contínua, impulsionando o crescimento e a sustentabilidade da empresa.
Palavras-chave:Logística; Comércio Exterior; Indicadores-Chave de Desempenho (KPIs)
Todos os direitos reservados
Faculdade de Tecnologia de Lins Professor Antonio Seabra - Fatec Lins
Estrada Mário Covas Junior (Lins - Guaimbê), Km 1 - Vila Guararapes - CEP: 16403-025 - Lins/SP
Desenvolvido por Prof. Dr. Anderson Pazin - janeiro/2015 - última atualização setembro/2024